Questões de Cirurgia Geral - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Cirurgia Geral com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 58633. Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Um paciente foi vitima de trauma crânio-encefálico, tendo sido mantido sob intubação traqueal por 3 semanas. Cerca de 1 mês após a alta hospitalar é admitido no pronto socorro com falta de ar, cianótico, agitado e cornagem. Assinale a conduta imediata a ser tomada frente a esse paciente.

2Questão 58634. Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Paciente de 26 anos de idade foi atendida no Pronto Socorro com quadro de pneumotórax espontâneo, negando episódios anteriores. Foi realizada a drenagem pleural mas, após 5 dias, manteve escape aéreo com borbulhamento pelo dreno, quando tossia ou inspirava profundamente.

Qual das condutas abaixo é a melhor?

3Questão 60313. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade procurou assistência médica com quadro clínico de calor, inchaço, eritema e dor intensa na primeira articulação metatarsofalangeana direita havia oito horas e desde o período da noite. Relatou que havia ingerido grande quantidade de cerveja durante o dia antes do surgimento das manifestações relatadas. O exame físico confirmou os achados mencionados. Foram realizados exames laboratoriais que evidenciaram as seguintes alterações: leve aumento nos níveis séricos de ácido úrico e presença de cristais intracelulares em forma de agulha, com birrefringência negativa no aspirado do líquido sinovial da articulação acometida.

Para o tratamento da fase aguda do principal diagnóstico envolvido nesse caso clínico, o médico deverá indicar ao paciente o uso de

4Questão 60318. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

O divertículo faringoesofágico (de Zenker) é o mais comum divertículo esofágico encontrado hoje em dia. Ele é encontrado, especificamente, herniando no triângulo de Killian que apresenta os limites anatômicos dos músculos

5Questão 60317. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

A respeito das hérnias inguinais, um paciente que apresenta hérnia inguinal direta recidivada deve ser classificado como NYHUS

6Questão 60319. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

O tamponamento cardíaco é identificado pela presença da clássica tríade diagnóstica de Beck, composta de

7Questão 60321. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

A microbiologia da Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é relacionada à flora bacteriana presente na área anatômica exposta após um procedimento particular e sendo relativamente fixa nas últimas décadas. Nos procedimentos contaminados e limpo-contaminados, a bactéria mais comum responsável pela ISC é

8Questão 58627. Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Menino de 5 anos de idade é atropelado por motocicleta ao atravessar a rua. Dá entrada no pronto socorro chorando, taquidispneico. À percussão observa-se hipertimpanismo em hemotórax direito e murmúrio vesicular abolido do mesmo lado. Restante do exame sem alterações. Assinale qual o provável diagnóstico e que tipo de choque pode estar intimamente relacionado com esse quadro.

9Questão 58420. Medicina, Cirurgia Geral, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos.
Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue os itens subsequentes.

Em casos semelhantes ao apresentado, geralmente é permitido ao paciente, durante o período perioperatório, continuar utilizando as medicações anti-hipertensivas.

10Questão 58632. Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Paciente de 60 anos, hipertenso, faz uso de hidroclortiazida (diurético) e metoprolol (betabloqueador). Está agendado para cirurgia de prostatectomia por adenocarcinoma. Qual é a conduta em relação àqueles medicamentos anti-hipertensivos na avaliação pré-anestésica?