← Início

Questões de Concursos - Classificação de Documentos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Classificação de Documentos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O termo desclassificação corresponde, na área arquivística,

Os planos de classificação nos arquivos correntes devem refletir

Os documentos são classificados em três grandes categorias: dispositivos, testemunhais e informativos.

Assinale a afirmativa que apresenta os documentos considerados testemunhais.

No âmbito da classificação dos documentos, caderno, declaração, declaração de bens, papel e cópia são, respectivamente, exemplos de:

Acerca das funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.
Acerca das funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

As funções arquivísticas prescindem de instrumentos para a sua realização. Enquanto o plano de classificação está associado à classificação, a tabela de temporalidade relaciona-se à avaliação. Esses instrumentos são independentes e, portanto, não se complementam.

Qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa pode ser considerado documento. O arquivo e a biblioteca possuem o documento como elemento em comum, no entanto possuem distinções na finalidade, forma de acumulação, tipo de conjunto etc. Tendo por base a distinção entre os dois, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Documento de arquivo
2 - Documento de biblioteca

( ) Finalidade cultural
( ) Finalidade administrativa e jurídica
( ) Documentos de uma mesma proveniência
( ) Atividade humana individual ou coletiva
( ) Acumulação de forma natural Assinale a sequência correta.

Na elaboração de um plano de classificação arquivística é fundamental que sejam
O processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda, de acordo com os valores que lhes são atribuídos, corresponde ao conceito de:
Considerando a Lei n° 12.527, de 18/11/2011, responda às questões de

A informação em poder dos órgãos e das entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como: