Questões de Clínica Médica - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Clínica Médica com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 58424. Medicina, Clínica Médica, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.
As doenças não transmissíveis (DCNT) constituem sério problema de saúde pública, tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que as DCNT são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença. A respeito das DCNT e dos seus fatores de risco e proteção, julgue os itens subsequentes.
A obesidade e o sobrepeso são importantes fatores de risco para DCNT, em especial para diabetes e doenças cardiovasculares; é fundamental, portanto, o investimento em saúde voltado à prevenção primária das DCNT.

2Questão 62424. Medicina, Clínica Médica, Biomédico, EBSERH, Ensino Superior, 2018

Julgue o item que se segue, acerca do preparo de meios de cultura.

Ao ser distribuído o meio de cultura antes da autoclavagem, os tubos, frascos, as placas, pipetas, vidrarias e os materiais auxiliares devem ter sido previamente esterilizados. 

3Questão 240542. Medicina, Clínica médica, Residência, SES PE, UPENET, 2009

O Tilt Table Test (teste de inclinação) é um exame com diversas indicações clínicas, EXCETO em

4Questão 62423. Medicina, Clínica Médica, Biomédico, EBSERH, Ensino Superior, 2018

Em relação a escolha, coleta e preservação de amostras no laboratório clínico, julgue o seguinte item. 

A aplicação prolongada do torniquete antes da coleta da amostra de sangue pode resultar na modificação dos níveis de vários componentes, tais como enzimas, proteínas, colesterol, cálcio, ferro, entre outros.

5Questão 60327. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, 55 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de valsartana, hidroclorotiazida, metformina, empagliflozina, sitagliptina e rosuvastatina. Apresenta antecedente de carcinoma de pele tipo espinocelular, ressecado há 1 ano, além de crises de artrite gotosa nos últimos anos. Refere que, apesar de estar mantendo o peso ideal, praticando caminhadas e tomando os medicamentos regularmente e em doses otimizadas, tem apresentado dificuldade no controle glicêmico e os níveis de colesterol LDL encontram-se fora da meta. A função renal é normal e a hemoglobina glicada está em 7,4%.

Frente ao caso apresentado, a conduta correta é a suspensão da

6Questão 58621. Medicina, Clínica Médica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

O protocolo SPIKES é utilizado na prática médica para:

7Questão 60328. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Criança de oito meses deu entrada no Pronto-Socorro com história de três dias de diarreia, que se intensificou nas últimas doze horas. Examinada, mostrava-se desidratada e prostrada. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu uma hora depois da internação. O exame físico revelou sinais de intensa desidratação. A doença ou o estado mórbido que causou diretamente sua morte e a causa básica são, respectivamente,

8Questão 58623. Medicina, Clínica Médica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Homem de 55 anos de idade, tabagista ativo de 40 anos x maço. Como deve ser realizado o rastreamento para câncer de pulmão?

9Questão 58422. Medicina, Clínica Médica, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.
As doenças não transmissíveis (DCNT) constituem sério problema de saúde pública, tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que as DCNT são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença. A respeito das DCNT e dos seus fatores de risco e proteção, julgue os itens subsequentes.
As DCNT são de múltipla etiologia, sendo possível a identificação de vários fatores de risco que se classificam em não modificáveis e em comportamentais. Fatores condicionantes socioeconômicos, culturais e ambientais não têm grande influência sobre os fatores comportamentais, sendo esses últimos uma opção individual de estilo de vida.

10Questão 146611. Medicina, Clínica médica, Analista Judiciário Medicina, TRE AM, FCC, 2010

Pelas recomendações atuais o teste de perfil lipídico de adultos deve se iniciar após os