← Início

Questões de Concursos - Clínica Médica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Clínica Médica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Caso clínico CG2A1-I

Um magistrado compareceu ao serviço de saúde com quadro clínico de febre de 39 ºC e intensas dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. Relatou, ainda, sentir dor ao realizar movimento ocular. Foi diagnosticado com gripe (CID-10: J11) de subtipo viral já conhecido e recebeu atestado médico, que apresentou ao tribunal, para se afastar do trabalho por dois dias. Meses depois, em exame periódico de saúde, foram identificados anticorpos que evidenciaram que o magistrado havia contraído dengue (CID-10: A90), e não gripe. O magistrado recebera, portanto, um diagnóstico equivocado. 

A propósito dos testes de urina, julgue o item que se segue.

Os testes de gravidez popularmente conhecidos como “testes de farmácia” consistem, normalmente, em um ensaio imunocromatográfico do tipo sanduíche, que detecta a presença de Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) e se desenvolve em uma membrana de nitrocelulose.
Homem, 45 anos, refere poliúria, polidipsia e emagrecimento de seis quilos, há 4 meses. Faz uso abusivo de álcool, diariamente, desde os 18 anos de idade. Glicemia de jejum de 250 mg/dL, realizada há cinco dias, quando foi iniciado 1 g de metformina no café da manhã e no jantar. Desde então, apresenta intensa flatulência e diarreia aquosa.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta em relação ao uso da metformina.

Com relação ao rastreamento para a prevenção do câncer colorretal (CCR), assinale a opção correta
 

Em relação a escolha, coleta e preservação de amostras no laboratório clínico, julgue o seguinte item. 

A aplicação prolongada do torniquete antes da coleta da amostra de sangue pode resultar na modificação dos níveis de vários componentes, tais como enzimas, proteínas, colesterol, cálcio, ferro, entre outros.
O protocolo SPIKES é utilizado na prática médica para:
Um médico do programa de saúde da família de um município foi ao domicílio de uma paciente de 85 anos para reavaliação 7 dias após a alta de internação hospitalar em que foi corrigida uma fratura de colo de fêmur, após queda da própria altura. Familiares referem que a paciente, há três dias, não se alimenta corretamente e está mais sonolenta. O exame clínico revela: desidratação acentuada, delirium hipoativo, PA = 90 x 60 mmHg, eupneica em ar ambiente e temperatura axilar = 36 ºC. A perna operada está com a cicatriz limpa e seca, sem hiperemia, com discreto edema residual. Exames laboratoriais atuais: glicemia capilar = 645 mg/ dL; sódio = 159 mEq/L e gasometria com pH = 7,41 e bicarbonato = 16,3 mEq/L.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
Homem, 53 anos, hipertenso, portador de doença renal crônica em tratamento conservador (creatinina basal = 1,7 mEq/L), apresenta artrite no joelho esquerdo, que teve início súbito nas últimas 24h, após churrasco em família. Faz uso regular de clortalidona e valsartana, é tabagista e etilista. Refere que não apresentou febre nas últimas 24 horas e o exame físico não revela sinais sistêmicos. Nota-se edema articular com hiperemia, dor e limitação funcional à mobilização do joelho esquerdo.

O tratamento imediato ideal será feito com
Homem, negro, 45 anos, com acantose nigricans, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemia e sedentarismo, refere antecedente familiar fortemente positivo para doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Procura atendimento médico para consulta pois, realizando exames de rotina, apresentou os seguintes resultados relevantes: glicemia de jejum = 292 mg/dL e triglicérides = 335 mg/dL. Considere função renal e hepática normais.

Em relação ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

Pelas recomendações atuais o teste de perfil lipídico de adultos deve se iniciar após os