← Início

Questões de Concursos - Código de Ética de Enfermagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Código de Ética de Enfermagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o enfer-meiro pode realizar o ato cirúrgico na seguinte situação:

De acordo com o Código de Ética dos profissionais de enfermagem (Resolução COFEN 311/2007) é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem:

A chefia do Serviço de Enfermagem do ambulatório afasta-se do serviço devido licença médica. É solicitado ao auxiliar de enfermagem que assuma a chefia do serviço. Nesta situação, compete ao auxiliar de enfermagem

Conforme o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, consta sobre o sigilo profissional na Resolução Cofen nº 311/2007, que o técnico de enfermagem tem o dever de

Com relação ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue os itens que se seguem. O profissional enfermeiro pode se recusar a prestar assistência de enfermagem mesmo que a situação se caracterize como sendo de urgência ou de emergência.
Julgue os seguintes itens com base no conjunto de normas legais nacionais referentes ao exercício profissional de enfermagem. É permitido ao profissional de enfermagem ocultar, por motivos religiosos, resultados de pesquisa à comunidade científica e à sociedade.

Considerando que as ações do enfermeiro devem ser respaldadas pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as alternativas a baixo.

1. Em um hospital de pequeno porte, o enfermeiro responsável pela gerencia do serviço de enfermagem estabeleceu que os técnicos de enfermagem poderiam prescrever os cuidados de enfermagem a serem dispensados aos pacientes, tendo em vista a falta de pessoal e a demanda de serviço. Nessa situação, a decisão está respaldada pela atual Lei do Exercício Profissional.

2. Ao ser solicitada pelo médico a participar em um abortamento legal a ser realizado, a enfermeira negou-se a participar do procedimento. Nessa situação, a enfermeira não poderá ser punida, pois está apoiada no Código de Deontologia de Enfermagem, no qual se encontra a proibição expressa do aborto.

3. Os profissionais de saúde que lidam com a vida humana são obrigados a exercer atividades que se coadunem com os preceitos dos Códigos Civil e Penal.

4. Um indivíduo hipertenso, fazendo acompanhamento em uma unidade básica de saúde, solicitou a uma enfermeira licença para consultar seu prontuário. A enfermeira negouse a atender à solicitação. Nessa situação, a conduta da enfermeira foi ética, pois o paciente poderia prejudicar-se, fazendo interpretações errôneas das anotações.

Estão corretas:

Julgue os próximos itens, acerca das infrações éticas e disciplinares e da aplicação das respectivas penalidades, regidas pelo código de ética dos profissionais de enfermagem. Considera-se infração disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique desobediência e(ou) inobservância às disposições do código de ética dos profissionais de enfermagem.

Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue os itens que se seguem.

O profissional de enfermagem tem o dever de comunicar ao respectivo conselho regional de enfermagem fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

Quanto aos deveres do profissional de Enfermagem, é correto afirmar que deve