← Início

Questões de Concursos - Componentes Curriculares - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Componentes Curriculares - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A  Constituição  Federal  e  a  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação Nacional oferecem subsídios para a elaboração das  normas  para  o  sistema  de  ensino  do  Distrito  Federal  expressas  na  Resolução  n.º  1/2012.  Com  base  nessa  Resolução e em suas alterações, julgue o item a seguir.

Compete  a  cada  escola  determinar  as  disciplinas  que  complementarão a parte diversificada do currículo, por  isso  podem  escolher  em  quais  anos,  ou  séries  anuais,  será ministrado o componente curricular arte.
A proposta curricular de um curso de graduação, a partir de uma análise sistêmica e global, deve dar conta dos seguintes aspectos fundamentais:
“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20)

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.
Quando o professor de Língua Portuguesa realiza seu trabalho propondo aos alunos o conhecimento de jogos verbais, como: trava-línguas, parlendas, adivinhas e reconto de histórias está trabalhando com conteúdos:
A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional oferecem subsídios para a elaboração das normas para o sistema de ensino do Distrito Federal expressas na Resolução nº 1/2012. Com base nessa Resolução e em suas alterações, julgue o item a seguir.

A educação física é um componente curricular da parte  diversificada, por isso deve ser ofertada em anos/séries  que  a  escola  escolher,  de  acordo  com  sua  proposta  pedagógica. 
A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo, fixado e delimitado pela equipe gestora da escola, consiste simplesmente de uma lista das matérias de formação e das horas necessárias ao seu estudo.
Leia com atenção o trecho abaixo:

A competência requerida hoje em dia é o domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distância para construí-los em situações abertas e tarefas complexas, aproveitando ocasiões, partindo dos interesses dos alunos, explorando os acontecimentos, em suma, favorecendo a apropriação ativa e a transparência dos saberes, sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumário. (2000. p. 27).

Assinale a alternativa CORRETA sobre o autor responsável pelo trecho exposto acima.
A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino.
“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta. 
Leia e analise o artigo 36 da Lei 9.596/1996 – LDB abaixo e assinale a alternativa CORRETA que complementa o texto:

Art. 36 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber.

  § 6º A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:
II – A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação: