Questões de Componentes Curriculares para Concursos

Resolva Questões de Componentes Curriculares para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57422 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio
  • Laia o fragmento a seguir.

    “Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

    Para a organização do currículo por competências é necessário
  • 2 - Questão 57430 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio
  • Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.

    Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

    I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
    II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
    III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

    Está correto o que se afirma em
  • 4 - Questão 57424 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio
  • Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los.

    É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência. Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.
  • 6 - Questão 57411 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue o item a seguir.

    Os estudos sobre currículo iniciaram-se nos Estados Unidos da América, onde Bobbitt desenvolveu uma tendência conservadora de estudo do currículo que buscava igualar o sistema educacional ao industrial, com base no modelo organizacional e administrativo de Frederick Taylor.
  • 7 - Questão 57420 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio - CESPE
  • A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

    Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.
  • 9 - Questão 57429 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio
  • “O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20)

    A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.
  • 10 - Questão 57414 - Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio - CESPE
  • A  Constituição  Federal  e  a  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação Nacional oferecem subsídios para a elaboração das  normas  para  o  sistema  de  ensino  do  Distrito  Federal  expressas  na  Resolução  n.º  1/2012.  Com  base  nessa  Resolução e em suas alterações, julgue o item a seguir.

    Os  conteúdos  de  história  e  cultura  afro‐brasileira  e  indígena  são  obrigatórios  apenas  nos  componentes  curriculares artes, literatura e história.