Questões de Comunidades e Populações - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Comunidades e Populações com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 54755. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(UEMS) O Penicillium notatum libera a penicilina, antibiótico que impede o desenvolvimento de certas bactérias. Esse é um exemplo da relação entre seres que recebe o nome de:

2Questão 54752. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(VUNESP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente,

3Questão 54758. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(UESC-BA) Em águas aquecidas de regiões abissais, a 260 m de profundidade, foi identificado um verme gigante com estranhas adaptações. Dentre as peculiaridades, constatou-se que o seu sistema circulatório contém uma bactéria que converte H2S e CO2 em carboidrato e que o seu sangue transporta S ao invés de oxigênio. Essas originalidades, adaptando o organismo para viver em condições mais especiais, contribuíram para a sobrevivência da espécie, porque:

4Questão 54750. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(FATEC-SP) As diversas espécies que vivem numa região constituem uma biocenose ou biota. Dentro da biocenose, as interações dos seres vivos podem ser de diversos tipos. Quando as interações dos organismos se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, e os indivíduos associados se beneficiam mutuamente, embora não seja uma associação obrigatória, tem-se um exemplo de interação

5Questão 54754. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(Mackenzie-SP)
I. Simbiose, mutualismo e comensalismo são sempre considerados relações harmônicas.
II. Simbiose nem sempre é considerada como relação harmônica.
III. Comensalismo nem sempre é considerado como relação harmônica.

Dentre as afirmações acima, apenas:

6Questão 54751. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(UECE) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é:

7Questão 54757. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(F.I. Anápolis-GO) As bromélias e orquídeas que se desenvolvem sobre troncos de árvores são considerados seres que apresentam relacionamento do tipo:

8Questão 54749. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(U.F. Viçosa-MG) Com relação à estrutura populacional, analise as seguintes afirmativas:

I. A competição intra-específica e o antagonismo direto são fatores que dão origem ao isolamento dos indivíduos, casais ou pequenos grupos em uma população.
II. O grau de agregação entre indivíduos depende da natureza do hábitat, do clima, da sociabilidade e do modo de reprodução característico da espécie.
III. A distribuição casual e uniforme dos indivíduos de uma população em um hábitat é a forma mais difundida na natureza e resulta da intensa competição intra-específica.

Assinale a opção correta:

9Questão 54753. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(E.M. Santa Casa/Vitória-ES) Três espécies de animais vivem no mesmo ambiente e são denominadas I, II e III. As espécies I e II se alimentam da espécie III. Por uma razão qualquer a espécie III diminuiu muito o número de indivíduos. Em conseqüência houve uma redução dos indivíduos da espécie I e uma diminuição muito maior nos da espécie II. Podemos afirmar que as prováveis relações entre as espécies I e II e entre II e III são, respectivamente:

10Questão 54756. Biologia, Comunidades e Populações, Ensino Médio

(UESC-BA) No decorrer de experiências desenvolvidas no Hospital St.Mary, em 1927, para a identificação de fatores antimicrobianos, o microbiologista Alexander Flemming constatou que um tipo de fungo, que foi identificado como do gênero Penicillium, produzia uma substância que impedia o desenvolvimento das colônias da bactéria Staphylococcus aureus que ele vinha cultivando.
A essa substância Fleming deu o nome de penicilina. Em momento posterior, em linhagens bacterianas do Staphylococus aureus, isoladas de hospitais, pesquisadores identificaram a ocorrência de um plasmídio, chamado de plasmídio R, que confere à bactéria resistência à penicilina. Esses dados mostram uma relação entre plasmídios, bactérias e fungos, que é expressa quando se afirma que: