← Início

Questões de Concurso - Conceitos Fundamentais - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Conceitos Fundamentais com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Bellotto (2004) afirma que o documento avulso nunca se apresenta totalmente solto, nem no arquivo corrente, nem no intermediário, nem no permanente, pois se fosse assim, seria posta em dúvida a especificidade dos documentos de arquivo, que é a:
Fontes de informação e bibliografias são exemplos de materiais que compõem acervos de bibliotecas. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A respeito de protocolo e arquivo, julgue o item.

A única característica que distingue os arquivos é o caráter orgânico, que liga um documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacado de seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos que quando em conjunto.
Texto associado.
Acerca das tipologias documentais e de seus respectivos estudos,
julgue os itens a seguir.
Os atestados, certidões, traslados e cópias certificadas pertencem à categoria de documentos testemunhais de assentamento.
Segundo Duranti (2015) a diplomática define forma documental como o conjunto de regras de representação utilizadas para enviar uma mensagem, possuindo elementos externos e internos. Com base nessa definição, assinale a alternativa em que todos os exemplos citados são elementos externos ou extrínsecos da forma documental.

Quanto às discussões realizadas em âmbito mundial acerca das novas qualidades exigidas para o arquivista, é correto afirmar que esse profissional deve

ter clareza na exposição de suas idéias.

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de
arquivologia.

Entre os aspectos diferenciadores de um documento de arquivo, incluem-se a heterogeneidade de seu conteúdo e a multiplicidade da informação, aspectos derivados não da proximidade com a gênese do documento, mas de sua própria gênese.

Com referência ao processo de transferência de documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Os documentos classificados como sigilosos permanecerão no arquivo corrente aguardando a desclassificação, quando serão transferidos ao arquivo central.

No que se refere à arquivologia e à museologia, julgue os itens subseqüentes.

Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e(ou) recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público, entidades privadas e pessoas físicas, em decorrência do exercício de suas atividades, qualquer que seja o suporte de informação.

Com base no conhecimento arquivístico sistematizado, julgue os itens a seguir.

Documentos de arquivo de proveniências diversas podem compor um mesmo fundo, desde que se refiram ao mesmo objeto.