Questões de Conceitos Fundamentais para Concursos

Resolva Questões de Conceitos Fundamentais para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 20428.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo como referência a legislação arquivística brasileira vigente, julgue os itens a seguir.

    De acordo com os fundamentos da arquivologia, é correto que o arquivo corrente que existir na ANTAQ seja formado pelo conjunto de documentos mantidos nos diversos setores da agência para apoio às atividades cotidianas.
  • Questão 20434.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

    O documento tomado individualmente não é testemunho completo dos atos e das ações que o geraram, visto que é na relação que ele estabelece com outros documentos e com a atividade da qual resulta que lhe são atribuídos significado e capacidade comprobatória, característica conhecida como inter-relacionamento.
  • Questão 20435.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

    O desenvolvimento do conceito de arquivo, que é tributário do princípio de respeito aos fundos, tem característica marcante: ele resulta do acúmulo de conhecimentos produzidos a partir de um clima epistemológico próprio da época em que alguns elementos foram sendo agregados.
  • Questão 20427.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo como referência a legislação arquivística brasileira vigente, julgue os itens a seguir.

    De acordo com a aplicação dos critérios elaborados por Michel Duchein e considerando as vinculações existentes entre a ANTAQ e o Ministério dos Transportes, o acervo documental que estiver presente na ANTAQ deve ser considerado um subfundo vinculado ao fundo do referido ministério.
  • Questão 30903.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • O historiador Marc Bloch, em seu livro Introdução à História, afirma:

    “Seria uma grande ilusão imaginar que a cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, especializado nesta função”.

    A partir desta declaração, analise as afirmativas a seguir.

    I. Não há documentos especializados para fins históricos.
    II. O historiador deve suprir a ausência de documentos;
    III. O documento deve ser tomado num sentido mais amplo.
    IV. Não há história sem documentos escritos.
    V. O monumento é mais importante para o historiador.

    Assinale: