Questões de Concepções de Currículo para Concursos

Resolva Questões de Concepções de Currículo para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57450.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O currículo da universidade medieval era composto de um ciclo básico, que envolvia o ensino das sete artes liberais divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).
  • 2 - Questão 57441.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O  Currículo  em  Movimento,  elaborado  pela  Secretaria  de  Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que  apresenta  os  temas  que  devem  permear  as  atividades  docentes,  pois  apontam  os  eixos  norteadores  de  todos  os  conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A  respeito desse assunto, julgue o item que segue.

    No  documento  em  análise,  a  escola  deve  ser  compreendida como o espaço físico no qual se realizam  as atividades educativas.
  • 3 - Questão 57443.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O Currículo em Movimento da Educação Básica visa determinar um planejamento curricular que corresponda a um processo de organização dos conteúdos segundo os princípios da administração científica e que tenha como referência o controle de resultados, a explicitação de objetivos e a verificação do alcance destes por meio de avaliação.
  • 4 - Questão 57449.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

    Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica.
  • 5 - Questão 57439.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________ propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado _____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.

    As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por
  • 6 - Questão 57448.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

    A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.
  • 7 - Questão 57434.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Mello (2014, p.01), ao discutir sobre o currículo da educação básica no Brasil, ressalta que “como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos”. Nessa direção destaca “a concepção do currículo escolar que privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Essa concepção tem uma didática frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula”.

    Assinale a alternativa CORRETA que identifica a concepção explicitada acima:
  • 8 - Questão 57447.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

    Alfredo Veiga Neto. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002. p. 7 (com adaptações).

    Considerando a concepção de currículo apresentada, julgue o item subsecutivo.

    O currículo formal compreende o conjunto de comportamentos, atitudes e valores transmitidos no cotidiano escolar que não estão expressos nos documentos formais.
  • 9 - Questão 57440.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • José Augusto Pacheco, na obra Escritos Curriculares (São Paulo: Cortez, 2005), ensina-nos que o currículo é uma construção marcada por processo contínuo de decisão. Nesse continuum de decisão curricular emergeriam as diferentes porém concatenadas fases de desenvolvimento do currículo. Dentre estas fases temos o chamado currículo prescrito, que é
  • 10 - Questão 57433.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Leia o texto abaixo:

    “Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.

    Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens _________ e _________ . Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem”
     (Mello, 2014. p.10-12).

    No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas”, a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto: