Questões de Concepções de Educação Infantil para Concursos

Resolva Questões de Concepções de Educação Infantil para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57546.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • 0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade propostos para a educação infantil.

    Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é que
  • 2 - Questão 57547.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • O documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:
  • 3 - Questão 57550.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

    O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista
  • 4 - Questão 57545.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao
  • 5 - Questão 57542.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • De acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância:
  • 6 - Questão 57543.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • Sobre as finalidades e objetivos da Educação Infantil, é correto afirmar.
  • 7 - Questão 57548.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • A definição dos objetivos em termos de capacidades — e não de comportamentos — visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas.

    A capacidade de desenvolvimento das crianças, associada à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças, é a:
  • 8 - Questão 57541.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • Pensar a educação de crianças pequenas exige compreender que:
  • 9 - Questão 57549.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de
  • 10 - Questão 57544.   Pedagogia - Concepções de Educação Infantil - Nível Médio
  • Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que