Questões de Concepções de Mundo para Concursos

Resolva Questões de Concepções de Mundo para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57179.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

    Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada.
  • 2 - Questão 57181.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue. 

    Educação integral implica compreender o sujeito como  ser  complexo,  com  toda  sua  capacidade  humana  formada. 
  • 3 - Questão 57186.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.

    A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.
  • 4 - Questão 57180.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.  

    A  educação  integral  do  ser  humano  vai  além  do  conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares.  
  • 5 - Questão 57187.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue.

    Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.
  • 6 - Questão 57184.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

    Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.
  • 7 - Questão 57178.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização  didático‐pedagógica  e  na  formação  integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.  

    A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. 
  • 8 - Questão 57185.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.

    A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.
  • 9 - Questão 57183.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

    Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo. 
  • 10 - Questão 57182.   Pedagogia - Concepções de Mundo - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

    A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.