← Início

Questões de Concursos - Conservação e Preservação - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Conservação e Preservação - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação à preservação de acervos documentais, houve um deslocamento de enfoque. Ao decidir pelo tratamento adequado, com base nestas mudanças de enfoque, devemos levar em consideração:
Texto associado.
A respeito de preservação documental, julgue os itens subsecutivos.
A umidade relativa elevada acima de 65% causa o inchaço e deformações das fibras de celulose de papéis e aceleram a deterioração ácida.
O princípio básico que norteia o trabalho prático de restauração é:
Um documento eletrônico arquivístico autêntico é aquele que é transmitido de maneira segura, cujo statusde tramisssão pode ser determinado, que é preservado de maneira segura, e cuja proveniência pode ser determinada. Dentro deste contexto, podemos dizer que contribuem para a autenticidade o modo, a forma e o status da transmissão.

Para que a forma de transmissão seja bem sucedida é necessário utilizar o seguinte recurso:
Segundo Silva, os conceitos de preservação, conservação e restauração são relativamente novos no mundo e bem recentes no Brasil. Surgiram da necessidade de formulação de políticas institucionais com a finalidade de determinar quais coleções seriam salvas.

A respeito da ação de conservação, assinale a afirmativa correta.
Texto associado.
A respeito de preservação documental, julgue os itens subsecutivos.
Na higienização de documentos infestados por mofo, deve-se tentar retirá-lo ainda em sua fase úmida para evitar a formação de manchas e trazer danos mecânicos ao documento.
Texto associado.
A respeito de preservação documental, julgue os itens subsecutivos.
Os agentes extrínsecos de deterioração do papel referem-se aos produtos químicos utilizados na sua fabricação.