Questões de Controle Externo para Concursos

Resolva Questões de Controle Externo para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 9390.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Médio - Técnico de Controle Externo - TCU - CESPE - 2012
  • Considerando que, no exercício de sua missão institucional, o TCU realiza uma série de atividades de fiscalização nos órgãos sob sua jurisdição, julgue os itens que se seguem.

    Uma vez reconhecida a incompetência do TCU em determinado processo de tomada de contas especial (TCE), pelo fato de o citado não estar sujeito à jurisdição do Tribunal, esse processo de TCE deverá ser extinto.
  • Questão 14271.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Auditor Conselheiro Substituto - TCM GO - FCC - 2015
  • Servidores responsáveis pelo controle interno de determinado órgão da Administração direta de um Município deparam-se com irregularidade na realização de despesa atrelada a contrato ainda em execução. Nessa hipótese, considerada a disciplina constitucional da matéria, os servidores em questão
  • Questão 9387.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Médio - Técnico de Controle Externo - TCU - CESPE - 2012
  • A respeito da organização e do funcionamento do TCU, julgue os itens subsequentes.

    Se, em decorrência de declaração de impedimento para julgar determinado processo de contas, um auditor do TCU vier a substituir ministro desse tribunal, o auditor terá as mesmas garantias e impedimentos dos ministros do Superior Tribunal de Justiça, mas não os mesmos vencimentos ou vantagens destes.
  • Questão 22111.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Analista - AL AM - ISAE - 2011
  • Conforme estabelece a Constituição Federal, a prestação de contas compreende obrigação que deverá ser providenciada:
  • Questão 24050.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Auditor - CGE MT - FMP - 2015
  • De acordo com a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado, avalie as assertivas abaixo.

    I – No julgamento de contas e na fiscalização que lhe compete, o Tribunal decidirá sobre a legalidade, a legitimidade, a eficiência e a economicidade dos atos de gestão e das despesas deles decorrentes, bem como sobre a aplicação de subvenções e a renúncia de receitas.
    II – O Tribunal de Contas, por não integrar a estrutura do Poder Judiciário, não pode adotar medidas cautelares.
    III - A decisão do Tribunal de Contas de que resulte imputação de débito ou cominação de multa, torna a dívida líquida e certa e tem a eficácia de título executivo.

    Estão CORRETAS:
  • Questão 22110.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Analista - AL AM - ISAE - 2011
  • De acordo com a Constituição Federal, compete ao Tribunal de Contas:
  • Questão 39662.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Analista de Controle Externo - TCE GO - FCC - 2014
  • No exame das contas prestadas por determinado ente público, referente ao exercício de 2013, foram constatadas algumas irregularidades. Com relação ao controle externo do Estado de Goiás, nos termos da Constituição Estadual, considere:

    I. Será exercida pela Assembleia Legislativa, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.
    II. Será exercida pela Controladoria Geral do Estado, com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
    III. Caberá ao Tribunal de Contas do Estado representar ao poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.
    IV. As contas prestadas anualmente pelo Governador serão julgadas pela Assembleia Legislativa, mediante voto de 3/5 de seus membros.
    V. Caberá ao Tribunal de Contas do Estado apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento e publicado no Diário Oficial do Estado.

    Está correto o que consta APENAS em
  • Questão 14269.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Auditor Conselheiro Substituto - TCM GO - FCC - 2015
  • A Lei Orgânica de determinado Município estabelece que as contas anuais do Prefeito 

    I. deverão ficar, durante sessenta dias, à disposição de qualquer contribuinte, para exame, apreciação e, inclusive, eventual questionamento quanto à sua legitimidade. 
    II. serão submetidas à apreciação do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, que a seu respeito emitirá parecer prévio. 
    III. serão julgadas pela Câmara Municipal, com base no parecer prévio emitido pelo TCM, considerando- se este aprovado se obtiver o voto de dois terços dos membros da Casa legislativa. 
    IV. serão consideradas regulares, se a seu respeito não se pronunciar o órgão julgador no prazo de sessenta dias contados do recebimento do parecer prévio, desde que devidamente esgotado o prazo para exame pelos contribuintes. 

    Nesse contexto, afronta a disciplina constitucional da matéria o quanto previsto em relação
  • Questão 22112.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Analista - AL AM - ISAE - 2011
  • Com relação à jurisdição do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, assinale a afirmativa incorreta.