← Início

Questões de Provas - Criptografia

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Criptografia. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Em relação aos princípios da segurança, a criptografia, por si só, garante

Julgue os seguintes itens, a respeito de criptografia e assinatura digital, utilizadas para dar determinadas garantias de segurança da informação. Na criptografia simétrica, é comum o uso de duas chaves distintas: uma delas serve para a proteção de bloco; a outra, para a geração do fluxo do criptograma.
No que diz respeito aos fundamentos de criptografia e certificação digital, julgue os itens subsecutivos. Nesse contexto, considere que a sigla AC, sempre que utilizada, se refira a autoridade certificadora. Na criptografia simétrica, a mesma chave compartilhada entre emissor e receptor é utilizada tanto para cifrar quanto para decifrar um documento. Na criptografia assimétrica, utiliza-se um par de chaves distintas, sendo a chave pública do receptor utilizada pelo emissor para cifrar o documento a ser enviado; posteriormente, o receptor utiliza sua chave privada para decifrar o documento.

Com a criptografia simétrica, um requisito fundamental para que duas partes se comuniquem,

No contexto da criptografia, a difusão

Uma empresa cuja matriz está localizada em Brasília possui três filiais localizadas em outras cidades do Brasil. As atribuições da matriz incluem analisar todas as propostas de negócio e autorizar os valores finais da negociação, além de analisar a documentação dos clientes para a liberação do crédito. Como atende a clientes em cidades onde não possui pontos de atendimento, a empresa recebe as propostas e documentos dos clientes eletronicamente e fecha contratos à distância. Os clientes também podem ser atendidos nas filiais, caso em que elas se responsabilizam pela recepção dos documentos e pelo seu envio, por meio eletrônico, para a matriz.

Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Para garantir o não repúdio de transações feitas com um grupo de quatro clientes corporativos, deve-se implementar uma solução baseada em algoritmo simétrico de criptografia.

Sejam:

H1 o algoritmo SHA-256
H2 o algoritmo MD5
E1
a String "Prova"
E2
a String "Cesgranrio"
S1
a saída de H1 com entrada E1
S2
a saída de H1 com entrada E2
M1
a saída de H2 com entrada E1
M2
a saída de H2 com entrada E2

Observe as seguintes afirmativas:

I - S2 possui 5 bytes a mais do que S1;
II - H1 com entrada S1 gera E1;
III - M1 e M2 têm o mesmo tamanho.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Técnicas de criptografia permitem que um remetente disfarce os dados a serem transmitidos, de modo que intrusos não consigam obter nenhuma informação dos dados interceptados. (KUROSE, 2013).

Um dos protocolos de criptografia baseado em chaves simétricas, que utiliza cifras de bloco, é

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a vulnerabilidades e ataques a
sistemas computacionais, bem como à proteção oferecida pela
criptografia para a segurança da informação.

As técnicas usadas para verificar a integridade de dados contra dano acidental, tais como os checksums, podem por si só ser usadas para garantir a integridade dos dados contra mudanças intencionais.

A respeito de redes de computadores, julgue os itens seguintes. Considerar comprometido o certificado digital da autoridade certificadora é uma das razões para a revogação de um certificado digital de usuário antes da sua data de expiração.