Questões de Cuidados de Enfermagem - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Cuidados de Enfermagem com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 141812. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, FCC, 2011

Trabalhador com estoma intestinal procura atendimento no ambulatório do Tribunal referindo prurido na pele logo abaixo do dispositivo coletor, ao redor do estoma. O enfermeiro avalia e orienta que:

I. a higiene da pele periestoma pode ser efetuada durante o banho, utilizando água e sabonete neutro, com cuidado no enxágue para remover todo resíduo do sabonete;

II. a higiene da pele e estoma pode ser feita com tecido de algodão limpo umedecido com água para evitar resíduos do efluente na pele;

III. na troca de dispositivo coletor, deve-se aplicar uma barreira protetora na pele, ao redor do estoma;

IV. em presença de pelos na região periestoma, a depilação deve ser realizada de forma cuidadosa, com lâmina, para evitar traumatismo na pele.

É correto o que consta em

2Questão 58828. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, CESPE, Ensino Médio

A respeito de aspectos relacionados à anafilaxia, julgue o item que segue.

Nos casos em que o paciente apresentar indicativos de insuficiência respiratória iminente como cianose perioral, sibilos difusos, estridor e hipóxia, pode-se realizar uma cricotireoidostomia com a finalidade de garantir as vias aéreas pérvias. 

3Questão 58830. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, CESPE, Ensino Médio

Com relação a procedimentos técnicos em enfermagem, julgue o item subsequente.

Para realizar o procedimento de punção venosa periférica, deve-se fazer a desinfecção da pele, com uso de álcool 70% ou utilizar gluconato de clorexidina tópico.

4Questão 58841. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Para realização do exame físico ou de procedimentos, o paciente pode assumir diversas posições. Em relação às posições do paciente, analise as afirmativas abaixo.

I Na posição de decúbito ventral, o paciente é posicionado com o abdome voltado para cima, braços fletidos e mãos sob a cabeça.
II Na posição de Litotomia, o paciente fica em decúbito dorsal, com as coxas flexionadas sobre o abdome, afastadas uma da outra, com suporte para as pernas ou com as pernas suspensas sobre as perneiras.
III Na posição ortostática, o paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo.
IV Na posição de Fowler, o paciente fica em decúbito dorsal, com travesseiro sobre a cabeça e tronco elevado a 15° em relação à cama, e pernas estendidas.

Estão corretas apenas as afirmativas

5Questão 256615. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 11a Região, FCC, 2012

Um cliente solicita orientações sobre como cuidar da sua colostomia. O técnico de enfermagem deve orientá-lo quanto
.

6Questão 22990. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de enfermagem, CAISM PHILIPPE PINEL, CETRO, Ensino Médio, 2013

A abordagem terapêutica de pacientes com Transtorno de Pensamento deve

7Questão 58847. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

A assistência de enfermagem no tratamento do edema agudo de pulmão consiste em:

8Questão 58836. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, CESPE, Ensino Médio

A respeito do ensino ao cliente com vistas ao autocuidado, julgue o item subsequente.

O autocuidado é a promoção de um comportamento saudável por meio da educação e que permita que os pacientes assumam mais responsabilidades por sua saúde, ficando, assim, mais propensos a procurar diagnósticos precoces de seus problemas.

9Questão 22989. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de enfermagem, CAISM PHILIPPE PINEL, CETRO, Ensino Médio, 2013

Quanto aos cuidados de enfermagem durante a eletroconvulsoterapia, assinale a alternativa incorreta.

10Questão 58846. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Em pacientes submetidos à terapia com inibidor da bomba de prótons, o enfermeiro deve: