← Início

Questões de Concursos - Currículo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Currículo - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada.

Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto.

O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade.

Com referência ao planejamento de ensino, julgue o item que se segue.

Dado o caráter processual do planejamento, as etapas do processo de ensino têm como principal característica a inflexibilidade.
A respeito dos princípios, da linguagem e dos recursos didáticos, julgue o item seguinte.

Considera-se recurso didático todo material audiovisual utilizado pelo professor no processo de ensino e aprendizagem, exceto passeios e visitas a museus e zoológicos, que são atividades pedagógicas vivenciais.
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Modelos rígidos de coleta de dados devem nortear a avaliação do processo de trabalho em grupo para que não haja distorções nos dados necessários para possíveis reformulações do processo.
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Caso, durante uma reunião, o grupo proponha ao técnico responsável pela condução dos trabalhos a realização de uma autoavaliação pelo grupo, ele não deverá autorizar essa atividade, visto que ela não possibilitará a reformulação de práticas realizadas pelo grupo.
Com relação ao planejamento de ensino é importante considerar:

I. Planejamento serve apenas para a burocracia, retirando do professor sua criatividade e liberdade de ação em sala de aula.
II. A gestão do tempo é um processo fundamental no que se refere à possibilidade de atender ou não à diversidade de alunos em uma classe, e em geral a tudo aquilo que incide na incorporação de práticas inovadoras.
III. A promoção da interdisciplinaridade é um dos princípios articuladores/norteadores do currículo tradicional de ensino.
IV.O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado a atividade escolar e a problemática do contexto social.

Estão corretos:
Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue o item subsecutivo.

As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos comportamentos que desenvolvem e regulam determinados grupos.

A teoria curricular apresenta diferentes conceitos que ajudam a definir o termo currículo que tanto pode ser entendido como curso, carreira, quanto designar as várias atividades educativas por meio das quais os conteúdos são desenvolvidos. Dentre as possíveis definições, o termo currículo oculto significa que

Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

As técnicas de trabalho em grupo foram desenvolvidas para aumentar e dinamizar a produtividade dos trabalhos; por isso, elas não são absolutas, são ferramentas dinâmicas, passíveis de modificação e de adaptação.