Questões de Dermatologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Dermatologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 60038 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Furúnculo é infecção bacteriana de origem no folículo pilossebáceo, causada por:

2 Questão 60040 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Grânulos de Fordyce são lesões benignas relacionadas a:

3 Questão 60036 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Dermatite ocre relaciona-se a:

4 Questão 60035 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Leucodermia de contato pode ser causada por:

5 Questão 60033 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Paciente de 34 anos, feminina, apresenta, há 3 anos, lesões eritematoescamosas em placas, tonalidade vermelho-vivo, com escamas aderentes, branco-prateadas, bem delimitadas, localizadas nos cotovelos e joelhos. Os sinais da vela e do orvalho sangrento são positivos. O tratamento indicado para essa paciente é:

6 Questão 60034 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Paciente de 23 anos, masculino, apresenta, há 2 anos, lesões eritematoedematosas pequenas, de 1 a 3 mm, de duração efêmera, que desaparecem sem manchas residuais, pruriginosas. Refere que as lesões surgem durante exercícios físicos e banhos quentes. O diagnóstico é:

7 Questão 60031 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Paciente de 75 anos apresenta, há 8 meses, doença bolhosa caracterizada por bolhas tensas, de conteúdo seroso, sobre base eritematoedematosa, pruriginosas, nas regiões flexurais e abdômen inferior; exame histopatológico com clivagem subepidérmica com eosinófilos; imunofluorescência direta com IgG e C3 na zona da membrana basal; imunofluorescência indireta com salt-split com fluorescência com IgG no lado epidérmico da clivagem. O diagnóstico é:

8 Questão 60032 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Paciente de 45 anos, feminina, apresenta, há 4 meses, pápulas de 1 a 2 mm, vermelho-violáceas, algumas agrupadas, brilhantes, pruriginosas, nos punhos, abdômen, região sacral e coxas. O exame histopatológico de lesão cutânea mostra hiperqueratose, hipergranulose, acantose em dente de serra, degeneração hidrópica da camada basal e infiltrado linfocitário na interface dermoepidérmica e derme papilar em faixa. O diagnóstico é:

9 Questão 60037 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

São consideradas lesões pré-malignas para o carcinoma espinocelular:

10 Questão 60039 | Medicina, Dermatologia, Ensino Superior

Tratamentos indicados para a esporotricose são: