Questões de Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico para Concursos

Resolva Questões de Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57667.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  •       O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

    José Armando Valente. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

    Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado, julgue o item que se segue, acerca da educação a distância.

    A abordagem broadcast é eficiente na educação a distância online devido ao fato de favorecer a interação entre professor e aluno e entre os alunos, permitindo o acompanhamento em tempo real da aprendizagem e a troca de experiências.
  • 2 - Questão 57678.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio
  • A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:

    1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
    2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
    3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
    4. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação.

    Estão corretos apenas os requisitos:
  • 3 - Questão 57675.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio
  • Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia.

    (Queiroz; Moita, 2007) E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é
  • 4 - Questão 57680.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio
  • Considere o relato a seguir para responder às questão.
    Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:

    P1 - Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?
    P2 - Mais ou menos... Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.
    P1 - Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.
    P2 - Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.

    Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem como
  • 5 - Questão 57672.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio
  • Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:
  • 6 - Questão 57668.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

    Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.
  • 7 - Questão 57665.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

    Para obter êxito com a utilização dessa metodologia, o pesquisador deverá ser originário do grupo investigado.
  • 8 - Questão 57664.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

    Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.
  • 9 - Questão 57673.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio
  • Observe o trecho extraído da obra de Ghedin e Franco (2008), a qual discorre sobre as questões de método na construção da pesquisa em educação. Em seguida, assinale a alternativa correspondente ao tipo de pesquisa do trecho em questão: “(...) A condição para essa modalidade de pesquisa é o mergulho na práxis do grupo social em estudo, do qual se extraem as perspectivas latentes, o oculto, o não familiar que sustentam as práticas, e nela as mudanças serão negociadas e geridas no coletivo” (GHEDIN e FRANCO, 2008, p. 213).
  • 10 - Questão 57676.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio
  • Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem, ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais, professores e técnicos, professores entre si; da grade horária, distribuição das aulas na semana, horários; da sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola Pública que aí está tem cumprido a função seletiva e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta, 1990).

    Diante disso, a autora pergunta: que organização escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação das camadas populares? Para ela,