Questões de Concursos Despesa Pública

  • Questão 34619.   Administração Financeira e Orçamentária - Despesa Pública - Nível Superior - TCE RJ - FEMPERJ - 2012

  • O Fundo Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro apresentou superávit financeiro no balanço patrimonial apurado no exercício anterior. Frise-se que tais recursos não foram previstos por ocasião da elaboração da proposta orçamentária. Assim, para utilização desses recursos no exercício financeiro vigente, deverá ser adotado o seguinte procedimento:
  • Questão 34621.   Administração Financeira e Orçamentária - Despesa Pública - Nível Superior - TCE RJ - FEMPERJ - 2012

  • O Secretário Municipal de Saúde, como ordenador de despesa, necessita realizar uma despesa miúda e, em razão da urgência, não pode aguardar o processamento normal da despesa. Essa despesa deve ser efetuada por meio de:
  • Questão 24220.   Conhecimentos Específicos - Despesa Pública - Nível Superior - CGE PI - CESPE - 2015

  • No que se refere aos procedimentos de execução orçamentária e financeira e àqueles aplicáveis aos suprimentos de fundos, julgue o item subsecutivo.

    Da mesma forma que acontece no processo licitatório, a despesa executada por meio de suprimento de fundos deve garantir a aquisição mais vantajosa para a administração pública.
  • Questão 34622.   Administração Financeira e Orçamentária - Despesa Pública - Nível Superior - TCE RJ - FEMPERJ - 2012

  • Identificada a necessidade pública e após procedimento licitatório regular, o ordenador de despesa autorizou a contratação de sociedade empresária especializada na prestação de serviço de marcação, emissão e fornecimento de passagens aéreas. Foi convencionado na avença contratual que o prazo da prestação do serviço seria de 18 meses e que o desconto de 10% (dez por cento) incidiria sobre o valor dos bilhetes aéreos, sem a incidência da taxa de embarque. Sobre o empenhamento da referida despesa, é correto afirmar que:
  • Questão 21567.   Conhecimentos Específicos - Despesa Pública - Nível Superior - ANTT - CESPE - 2013

  • A respeito de orçamento público e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens a seguir.

    Quando inexistir, na Constituição de um ente federado, previsão de medida provisória, os créditos extraordinários deverão ser abertos por meio de decreto do Poder Executivo, que dele dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo. No caso de haver, na Constituição desse ente federado, previsão de medida provisória, tal operação será feita por esse instrumento legal.