← Início

Questões de Concursos - Diabetes Mellitus - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Diabetes Mellitus - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

Na rotina do Sistema Único de Saúde, recomenda-se que o manejo clínico do uso de insulina pela pessoa com DM do tipo 2 que necessite de múltiplas doses diárias seja prioritariamente realizado no ambulatório de especialidades.
Uma complicação comum em pacientes com diabetes é a nefropatia diabética, e o melhor marcador disponível para identificar indivíduos em risco de desenvolverem insuficiência renal é a microalbuminúria. De acordo com o Ministério da Saúde (2006), faz-se necessário saber que outras situações podem elevar a excreção urinária de albumina, como
No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Os sinais e sintomas característicos que levam à suspeita de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicável de peso.

As complicações do diabetes podem ser agudas ou crônicas. Quando relacionadas ao aumento ou diminuição dos níveis glicêmicos é correto afirmar que

De acordo com a definição de Cetoacidose Diabética pela Sociedade Brasileira de Diabetes, este desequilíbrio metabólico grave caracteriza-se por meio de três anormalidades principais, como acidose
No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Recomenda-se a pessoas portadoras de diabetes melito do tipo II e usuárias de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia.
Em relação à assistência de enfermagem ao paciente com disfunção endócrina, julgue o item a seguir.

Para o controle glicêmico em portadores de diabetes melito tipo 2, é recomendado que os pacientes sejam submetidos a testes de glicemia capilar pós-prandiais trinta minutos após a ingesta de alimentos no café da manhã, no almoço e no jantar.
Em relação à assistência de enfermagem ao paciente com disfunção endócrina, julgue o item a seguir.

No caso de administração de dois tipos de insulina na mesma seringa, pode-se associar a insulina intermediária com a insulina rápida, e a insulina intermediária com análogo de insulina ultrarrápida, para uso imediato após o preparo. 

Uma mulher de 21 anos grávida é atendida no ambulatório, com pressão arterial de 130 × 80 mmHg, estatura de 1,48 m, relatando grande ganho de peso durante a gestação. Tem antecedentes obstétricos de morte neonatal e microssomia, apresentando, também, polidrâmnio. Tem história de diabetes na família, em primos de segundo grau. Nesta situação, dentre os principais fatores de risco, do Diabetes Mellitus Gestacional, citados estão

Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

Uma mulher com quarenta e oito anos de idade, que compareça a ambulatório de clínica médica, sem queixas específicas, para fazer check-up de rotina, com PA de 120 mmHg × 78 mmHg, IMC = 28, e com história familiar de DM, dislipidemia, síndrome de ovários policísticos e sedentarismo, deverá ser encaminhada para consulta de rastreamento de DM e solicitação de exame de glicemia.