← Início

Questões de Concursos - Diagnósticos de Enfermagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Diagnósticos de Enfermagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito do processo de enfermagem e(ou) da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), julgue o item subsequente. 

O diagnóstico de enfermagem pode ser definido como um processo de pensamento e(ou) como uma palavra ou expressão que serve para comunicar uma categoria nominal. 
Julgue o seguinte item, a respeito do processo de trabalho do enfermeiro na assistência à saúde.

Os erros mais comuns no raciocínio diagnóstico do enfermeiro são: definição do problema a partir de dados insuficientes, ideia preconcebida quanto à resposta da pessoa examinada, omissão de pista significativa e identificação de apenas um sintoma ou uma pista como diagnóstico.
Julgue o próximo item, com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE).

Situação hipotética: João, com sessenta anos de idade, apresenta o seguinte diagnóstico de enfermagem: mobilidade física prejudicada em decorrência da alteração na integridade de estruturas ósseas e dor evidenciada por alterações na marcha e desconforto. Assertiva: Nesse caso, o resultado esperado é que João apresente mobilidade física melhorada em uma semana.
Julgue o próximo item, com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE).

Risco de infecção evidenciado por vacinação inadequada e imunossupressão é um diagnóstico de risco para criança de quinze meses de idade que recebe o primeiro reforço da vacina tríplice bacteriana e da vacina tetra viral.
Julgue o seguinte item, a respeito do processo de trabalho do enfermeiro na assistência à saúde.

As três classificações de enfermagem — NANDA, NIC e NOC — foram planejadas para serem utilizadas apenas individualmente, a fim de colaborar nas etapas do processo de enfermagem, que são o diagnóstico, o planejamento, a implementação e a avaliação.
A sistematização da assistência, ao ser planejada, deve ter como meta a identificação e o atendimento das necessidades básicas do indivíduo, da família e da comunidade.
Julgue o próximo item, com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE).

O enfermeiro deve realizar o julgamento clínico a partir da avaliação dos dados subjetivos, como, por exemplo, afirmações do paciente acerca de como ele se sente — “estou enjoado”, “sinto-me disposto hoje” — e dos dados objetivos, como a informação obtida por meio de exame de raios X.
No que se refere às teorias e ao processo de enfermagem, bem como às taxonomias de diagnósticos de enfermagem, julgue o item a seguir.

A North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) descreve os diagnósticos potenciais de enfermagem usando o título, a definição e as características definidoras da doença, ou seja, os sinais, sintomas e fatores relacionados com a causa da doença observados na fase de coleta de dados.
A respeito do processo de enfermagem e(ou) da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), julgue o item subsequente. 

Os sistemas de classificação ou taxonomia utilizados na enfermagem, NANDA (diagnóstico), NIC (intervenção) e NOC (resultado), não podem ser utilizados juntos durante a implementação do processo de enfermagem.
    Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.

Segundo o Protocolo de Manchester, Mariana deverá ser classificada na triagem inicial como paciente em risco — cor laranja —, devendo ser reavaliada pela enfermagem a cada 10 min até que receba atendimento médico.