← Início

Questões de Concursos - Doenças - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Doenças - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Algumas condições que debilitam o sistema imunitário podem contribuir para o adoecimento pela tuberculose, exceto:

Pacientes hipertensos que são acompanhados no ambulatório médico necessitam ser periodicamente avaliados e receber orientações quanto a prevenção, detecção e controle da doença. Acerca desse tema, julgue os itens de 77 a 79.

O acompanhamento deve incluir o controle do tabagismo, da obesidade, do sedentarismo, do consumo de sal e de bebidas alcoólicas e o estímulo a uma alimentação saudável, além do acompanhamento de pacientes com esses problemas por uma equipe multidisciplinar.

O Ministério da Saúde do Brasil estabelece procedimentos e condutas relativas ao HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. Assinale a alternativa ERRADA:

Há muitos pombos no telhado e no jardim interno de um ambulatório. Nesta situação, é necessário remover as condições que facilitam a sua proliferação, pois essas aves podem causar ao homem

Julgue os itens seguintes acerca da hanseníase.

Trata-se de doença infecciosa, transmissível, de evolução crônica e que não tem cura.

Sarampo é uma doença de etiologia viral, muito contagiosa e de característica exantemática aguda. A transmissão se dá por meio de:

Acerca das principais doenças transmitidas por protozoários, julgue os itens subseqüentes.

A giardíase existe no mundo inteiro. Sua transmissão ocorre pela ingestão dos cistos presentes na água e nos alimentos, que morrem com o uso de cloro.

Entre os anos de 1985 e 2000, verificou-se importante redução na prevalência da hanseníase no Brasil. Entretanto, essa doença continua sendo um problema de saúde que exige atenção por parte das autoridades. Acerca da hanseníase, julgue os itens a seguir.

Entre as lesões cutâneas mais comumente associadas à hanseniase, destacam-se as manchas pigmentares ou discrômicas que de forma característica, nem sempre apresentam alteração de sensibilidade.

Acerca das doenças transmitidas por helmintos, julgue os itens seguintes.

A teníase é causada por duas espécies de tênia, a Taenia saginata, presente no porco, e a T. solium, presente no boi.

Há dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demência progressiva, sendo diagnosticada doença de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinência. Devido à sua dependência para realizar atividades diárias, é cuidada pelos familiares em casa e irá receber a visita de uma enfermeira vinculada a um serviço de saúde domiciliar.

Levando em consideração a situação hipotética apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir.

Na visita, a enfermeira deve avaliar o estado geral da paciente, procurando verificar o seu grau de dependência, e encorajar os familiares a assumirem todas as atividades de cuidado da paciente, tendo em vista o fato de se tratar de uma doença debilitante.