Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Doenças Crônicas Não Transmissíveis com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

A prevenção das doenças crônicas não transmissíveis engloba o combate aos fatores de risco.

Qual é o fator considerado de maior risco para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus?
O sistema VIGITEL, implantado no Brasil em 2006, visa ao monitoramento dos fatores de risco e à proteção para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A relevância dessa pesquisa encontra-se nas seguintes afirmativas, EXCETO:
Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.

I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.
III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

Está(ão) correto(s):
Em relação às causas cirúrgicas da disfunção aguda do enxerto renal relacionadas ao processo de transplantação, assinale a alternativa correta.
O paciente com diabetes Mellitus pode apresentar sintomas de hipoglicemia. Assinale a alternativa correta, quanto à sintomatologia da hipoglicemia.
Na tabela a seguir, relacione as principais complicações da Terapia Renal Substitutiva Contínua descritas na coluna da esquerda, com as medidas preventivas descritas na coluna da direita.

1. Hipotensão
2. Hipotermia
3. Desequilíbrio hidroeletrolítico
4. Desequilíbrio. ácido/básico 
5. Embolia

( ) monitorar os níveis de bicarbonato e os valores da gasometria do sangue arterial.
( ) usar cobertor de aquecimento.
( ) usar dispositivo luer lock nos orifícios dos cateteres.
( ) reduzir a velocidade da bomba de sangue temporariamente.
( ) monitorar níveis de sódio, lactato, potássio e cálcio e repor se necessário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, das complicações indicadas na coluna da direita.
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 tem como objetivo prevenir e controlar seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas. Das alternativas apresentadas a seguir, qual apresenta um fator de risco para as DCNT?