← Início

Questões de Concursos - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Doenças Infecciosas e Parasitárias - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O diagnóstico de hanseníase na atenção básica de saúde é essencialmente avaliação clínica dos sistemas:

Tendo em vista que as normas de vigilância epidemiológica preconizam ações para controle e acompanhamento das hepatites virais, julgue os itens que se seguem.


Entre as hepatites virais, apenas a hepatite A na forma aguda e a hepatite B são de notificação compulsória, devendo-se inclusive notificar os casos suspeitos por meio da ficha de notificação e investigação padronizada do Sistema Nacional de Agravos Notificáveis.

Doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia, hepatoesplenomegalia e anemia, dentre outros sinais e sintomas. Quando não tratada, pode evoluir para o óbito em mais de 90% dos casos. Essa definição refere-se à seguinte doença:
A leptospirose é uma doença endêmica no Brasil. Entretanto, torna-se epidêmica durante períodos chuvosos, em locais com condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados. Suas manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves, associados a manifestações fulminantes. O agente etiológico é uma bactéria do gênero Leptospira, cujos sorovares relacionados aos casos mais graves dessa doença, em nosso país, são respectivamente:
Na home page do Coren Piauí constou a seguinte informação: Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) alerta para os riscos de doenças durante o período de chuvas. Uma das doenças característica desse período é a

A Leptospirose é doenças infecciosas relacionada com o trabalho (grupo i da cid– 10 doenças agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional), quando há:

Paciente com quadro discreto de febre moderada, de início súbito, que dura de 2 a 3 dias, e sintomas generalizados inespecíficos (mal-estar, adinamia, anorexia, cefaleia e outros), além de erupção cutânea pápulo-vesicular, que se inicia na face, couro cabeludo ou tronco (distribuição centrípeta cabeça e tronco). Diante desse quadro clínico, o enfermeiro identifica um caso suspeito de:
No diagnóstico laboratorial da malária, o método considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e amplamente utilizado no Brasil é conhecido como:

As medidas de prevenção e controle da leptospirose, relativas às fontes de infecção e às vias de transmissão, incluem

Qual das seguintes doenças não é exantemática?