← Início

Questões de Concursos - Doenças Patologias - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Doenças Patologias - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Sobre a Hanseníase, não se pode afirmar que:
Com relação à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), definida como forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os próximos itens. O indivíduo pode contrair o HIV-1 ou linfócitos T CD4+ por meio de líquidos corporais de relações sexuais desprotegidas, mediante a exposição sanguínea, durante o parto ou pela amamentação.
As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O hipotireoidismo afeta mais as mulheres que os homens e tem como sintomatologia fadiga, letargia, ganho de peso, constipação, mialgias, artralgias, queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.
Com relação à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), definida como forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os próximos itens. Entre as manifestações respiratórias na infecção por HIV e na AIDS, destacam-se falta de ar, dispneia, tosse, dor no tórax e febre, associadas a diversas infecções oportunistas.

O Diabetes apresenta-se como um dos grandes problemas de Saúde Pública no Brasil, quer seja por questões sociais e econômicas, quer seja por questões familiares e pessoais. Uma das graves complicações do Diabetes Mellitus é o pé diabético, responsável pelo grande número de internamentos e morbimortalidade, bem como pelo impacto socioeconômico aos portadores.

Sobre o cuidado de enfermagem ao paciente portador de pé diabético, é correto afirmar que

A respeito da leptospirose, zoonose típica de cidades e que representa um problema sério de saúde pública, julgue os itens seguintes. É uma doença de notificação compulsória nacional.
Mesmo que os indicadores apontem uma tendência da queda da mortalidade por tuberculose e hanseníase no Brasil, seus números absolutos ainda causam preocupação. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

O paciente apresenta quadro de cirrose descompensada devido à presença de ascite e icterícia, complicações resultantes das principais consequências da cirrose ? a hipertensão portal e a insuficiência hepática.
Em relação à sífilis, assinale a afirmação verdadeira.
Acerca de algumas doenças e de cuidados e procedimentos de enfermagem, julgue os itens subsequentes. O Ascaris lumbricoides causa uma das parasitoses mais frequentes em crianças em idade pré-escolar ou no início da idade escolar. A doença acarreta irritação da mucosa gástrica, leva a queixas de dor abdominal e diarreias ocasionais.