← Início

Questões de Concursos - Ecologia e Ciências Ambientais - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Ecologia e Ciências Ambientais - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O crescimento da população mundial trouxe consigo uma variedade de problemas ambientais por meio do uso do fogo, de combustíveis fósseis e da fissão nuclear. Tudo isso impacta o estado de conservação dos solos, dos ecossistemas e da atmosfera. A respeito da perspectiva ecológica, assinale a alternativa correta.
Texto associado.
Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células
eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido
cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O ciclo de Krebs inicia-se quando a acetil-coenzima A transfere seu grupo acetila de dois carbonos para o oxaloacetato de quatro carbonos, formando, assim, um composto de seis carbonos denominado citrato.
Texto associado.
Acerca da conservação ambiental, julgue os itens que se seguem.

No Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, a metodologia adotada para a revisão da fauna ameaçada abrange as seguintes categorias: extinto, regionalmente extinto, provavelmente extinto, criticamente em perigo, em perigo, e vulnerável.

Texto associado.
Com relação ao ecossistema e à biogeografia brasileira, julgue os
itens seguintes.

De acordo com o mapa de biomas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os três maiores biomas continentais brasileiros, em ordem decrescente de área, são: amazônia, cerrado e mata atlântica.

Texto associado.
Com relação ao ecossistema e à biogeografia brasileira, julgue os
itens seguintes.

Por se basearem em dados de precipitação e temperatura, as zonas climáticas de Walter e os biomas de Whittaker auxiliam a compreensão da biogeografia para diferentes tipos de vegetação no mundo. As representações de Walter e de Whittaker desconsideram a sazonalidade da precipitação, por isso não contemplam as formas de vegetação das florestas tropicais sazonais.

Texto associado.
Com relação à teoria ecológica, julgue os itens que se seguem.

O conceito de nicho como hipervolume n-dimensional, nicho de Hutchinson, representa simultaneamente a função e o local onde ocorre o organismo ou a espécie.

Texto associado.
Considerando que a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), em seu habitat natural, no pantanal, só se alimenta do endosperma de dois
cocos, o acuri (Acrocomia totai) e a bocaiúva (Sheelea phalerata), e, ainda, que o número de indivíduos da população em vida livre dessa
espécie animal esteja em declínio, devido, principalmente, ao tráfico de animais silvestres e à destruição do habitat por desmatamento e
queimadas, julgue os itens que se seguem.

A confecção e a instalação de ninhos artificiais são estratégias adequadas para o incremento da reprodução dessa espécie animal e sua conservação na natureza.

Texto associado.
Acerca da conservação ambiental, julgue os itens que se seguem.

O modelo de reserva da biosfera proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e adotado pelo Brasil é constituído de três categorias de zonas: zonas-núcleo, zonas de amortecimento e zonas de transição.

Texto associado.
O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e
importante no amplo campo das ciências ambientais. A respeito
desse assunto, julgue os próximos itens.

Quanto mais límpido for o ar, mais facilmente o vapor de água se condensa à para formar nuvens.

Muitas vezes, torna-se necessária a coleta de exemplares vivos ou mortos e a contenção de animais vivos para a realização dos exames periciais. Essa coleta pode ser realizada através de redes de neblina (mist nets) e de arremesso, armadilhas com iscas e laços. Assinale o grupo de animais para o qual esses instrumentos descritos podem ser utilizados na coleta: