← Início

Questões de Concursos - ECONOMIA BRASILEIRA - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - ECONOMIA BRASILEIRA - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca dos períodos econômicos de 1956 a 1961 e de 1964 a 1967, julgue os próximos itens.

Uma importante medida adotada pelo Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) para superar a restrição externa em decorrência dos problemas de balanço de pagamentos foi a abertura da economia ao capital estrangeiro, o que promoveu a integração com os centros financeiros internacionais e o explícito alinhamento com o sistema norte-americano da Aliança do Progresso.

A análise da economia mundial é fundamental para o entendimento da situação econômica brasileira atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

No período 1995-1998, embora a estabilização associada ao Plano Real tenha potencializado os benefícios da competição, os desequilíbrios — fiscal e externo — restringiram o crescimento do investimento e da produção.

O desenvolvimento econômico com justiça social é buscado pela maioria dos países, inclusive o Brasil, embora com dificuldades enormes de consegui-lo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), proporciona a subscrição de valores mobiliários no mercado de capitais brasileiro.

A respeito dos planos de desenvolvimento mais importantes para a economia brasileira desde a segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir. A vitória de Eisenhower na eleição para presidente dos Estados Unidos da América fez que as operações de apoio e de financiamento externo por parte do Eximbank para o Brasil sofressem forte retração.
Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue os itens a seguir. Ao reduzir a taxa de juros, uma política monetária contracionista contribui para diminuir o custo do serviço da dívida pública.

Para designar os limites de disponibilidade de petróleo são usados os conceitos de recursos, reservas e capacidade de produção disponível sustentável.

Levando-se em conta as tecnologias disponíveis para recuperação do petróleo, verifica-se que os recursos petrolíferos incluem

A respeito da economia brasileira nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A segunda metade do século XIX caracterizou-se pelo início da construção das estradas de ferro, pela imigração estrangeira e pela fundação das casas bancárias, eventos impulsionados pela necessidade de atender ao crescimento da economia cafeeira no Brasil.

A partir de meados da década de 80 do século passado, tornou-se clara a tendência de organização da economia internacional em torno de grandes blocos econômicos. Acerca das perspectivas brasileiras com relação a esse fenômeno, julgue os itens de 61 a 64.

O Brasil associou-se à referida tendência com o propósito de explorar as oportunidades de obter condições privilegiadas de acesso dos seus produtos de exportação aos mercados integrados e de dinamizar o mercado nacional e o setor produtivo doméstico mediante ampla abertura às importações provenientes dos países desenvolvidos.

No que concerne a instrumentos de política comercial, balanço de pagamentos, globalização e organismos internacionais, julgue os itens seguintes.

Saldos positivos e expressivos do balanço de pagamentos não são necessários para o Brasil sustentar a taxa de câmbio, pois o Banco Central utiliza uma política cambial de taxas flutuantes.

Quando há escassez, a escolha e as diferentes formas de organização das economias são questões relevantes para a análise econômica. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A política de quotas para as universidades públicas, embasada em critérios raciais e econômicos, promove a eficiência econômica e desloca a expansão da fronteira de possibilidades de produção para cima e para a direita.