Questões de Educação Infantil para Concursos

Resolva Questões de Educação Infantil para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

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  • Questão 5197.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é
  • Questão 4098.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Creche - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - 2007
  • O grupo de professores da Creche Municipal do Taquaral está reunido em Centro de Estudos para elaborar o seu planejamento educacional. Sandra é Agente Auxiliar de Creche, atuando no Maternal. Considerando as atribuições básicas do Agente Auxiliar de Creche, Sandra deverá:
  • Questão 47850.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, analise as proposições abaixo, de acordo com a perspectiva sociocultural, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

    I. O brinquedo cria zona de desenvolvimento proximal na criança.
    II. Na faz de conta, a criança é levada a agir num mundo imaginário, onde a situação é definida pelo significado atribuído à brincadeira e não pelos elementos reais, concretamente presentes no meio social.
    III. Enquanto uma situação imaginária, a brincadeira também é uma atividade livre, regida independentemente de regras. 

    A alternativa CORRETA é:
  • Questão 5193.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador:
  • Questão 29028.   Conhecimentos Específicos - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade.

    I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.
    II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
    III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
    IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 27131.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Educador Infantil - Prefeitura de Alto Piquiri PR - KLC - 2012
  • O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem por princípio: 
  • Questão 4104.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Creche - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - 2007
  • 35. A turma de Maternal I fará um passeio ao Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos. Joana é Agente Auxiliar de Creche, atuando na turma de Maternal I. Considerando as atribuições específicas da função de Joana, previstas na Lei 3985, de 8/04/2005, ela deverá:
  • Questão 5191.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a
  • Questão 5190.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Luiza leciona para o pré (crianças de 6 anos) em uma escola de educação infantil. Pediu para seus alunos escolherem um livro de histórias. Contou-lhes e depois pediu para que a dramatizassem, dividindo papéis para cada aluno. Após a dramatização, Luiza escreveu na lousa todas as palavras já conhecidas por sua classe, narradas na história. Com esta atividade, Luiza trabalhou, respectivamente,