Questões de Educação Infantil para Concursos

Resolva Questões de Educação Infantil para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 47842.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
  • Questão 5190.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Luiza leciona para o pré (crianças de 6 anos) em uma escola de educação infantil. Pediu para seus alunos escolherem um livro de histórias. Contou-lhes e depois pediu para que a dramatizassem, dividindo papéis para cada aluno. Após a dramatização, Luiza escreveu na lousa todas as palavras já conhecidas por sua classe, narradas na história. Com esta atividade, Luiza trabalhou, respectivamente,
  • Questão 29028.   Conhecimentos Específicos - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade.

    I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.
    II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
    III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
    IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 47847.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

    I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
    II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
    III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

    A alternativa correta é:
  • Questão 4098.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Creche - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - 2007
  • O grupo de professores da Creche Municipal do Taquaral está reunido em Centro de Estudos para elaborar o seu planejamento educacional. Sandra é Agente Auxiliar de Creche, atuando no Maternal. Considerando as atribuições básicas do Agente Auxiliar de Creche, Sandra deverá:
  • Questão 5198.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • A creche ou Centros de Educação Infantil, por atender um duplo direito, previsto na Constituição, à educação e dos trabalhadores que precisam compartilhar cuidados de seus filhos, presta seus serviços em período integral, assume assim a responsabilidade por um cuidado partilhado com os pais, e que precisa ser isento de riscos à integridade da criança. Surge a necessidade do planejamento de atitudes e procedimentos com foco
  • Questão 27130.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Educador Infantil - Prefeitura de Alto Piquiri PR - KLC - 2012
  • Os conteúdos são compreendidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo em fim em si mesmos. Garante que, para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos devem ser trabalhados:
  • Questão 47845.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo: 

    I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.
    II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.
    III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

    Está(ão) correta(s) apenas: