Questões de Educação Infantil - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Educação Infantil com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 5191. Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental, 2006

Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a

2Questão 47851. Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento são questões centrais da obra de Vigotski. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo e responda: 

I. Para Vigotski a linguagem possui duas funções básicas: o intercâmbio social e o pensamento generalizante.
II. A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter um contato social.
III. Conforme a perspectiva vigotskiana, a fala egocêntrica é o discurso da criança quando dialoga alto consigo própria, quando fala sozinha ou “pensa alto". 

Está(ão) correta(s) apenas:

3Questão 47847. Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

A alternativa correta é:

4Questão 5189. Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental, 2006

Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser

5Questão 4101. Pedagogia, Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Fundamental, 2007

Joana é responsável pela coordenação pedagógica da Creche Municipal do Bairro Formoso. No seu trabalho, busca garantir uma discussão pedagógica coerente com o período de desenvolvimento das crianças da instituição. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem ser coordenadas, supervisionadas e avaliadas por um educador com:

6Questão 4102. Pedagogia, Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Fundamental, 2007

A Creche Municipal Espaço do Saber realiza, no início de cada ano, uma reunião com os responsáveis pelas crianças para apresentar a proposta educacional que será desenvolvida. Com base no ECA, é direito dos pais ou responsáveis:

7Questão 4104. Pedagogia, Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Fundamental, 2007

35. A turma de Maternal I fará um passeio ao Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos. Joana é Agente Auxiliar de Creche, atuando na turma de Maternal I. Considerando as atribuições específicas da função de Joana, previstas na Lei 3985, de 8/04/2005, ela deverá:

8Questão 4097. Pedagogia, Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Fundamental, 2007

Marta, Diretora da Creche Municipal Criança Feliz, e Janete, Professora Regente Articuladora, trabalham muito para a organização e o sucesso da creche, garantindo às crianças conforto e bem estar. De acordo com a Portaria E/DGED nº 29, de 14 de setembro de 2006, Art. 2º, contando com o apoio de profissional da Divisão de Educação da Coordenadoria Regional de Educação, é uma das atribuições de Marta e Janete:

9Questão 27130. Pedagogia, Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC, Ensino Superior, 2012

Os conteúdos são compreendidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo em fim em si mesmos. Garante que, para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos devem ser trabalhados:

10Questão 5194. Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental, 2006

No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores?