Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino para Concursos

Resolva Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57751.   Pedagogia - Elaboração do Planejamento de Ensino - Nível Médio
  • Relacione as colunas abaixo identificando as características essenciais do bom plano de ensino.

    1. Coerência
    2. Sequência
    3. Flexibilidade
    4. Precisão e objetividade

    ( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
    ( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
    ( ) É outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.
    ( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.

    A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
  • 2 - Questão 57752.   Pedagogia - Elaboração do Planejamento de Ensino - Nível Médio
  • Relacione as colunas identificando as características essenciais de um bom plano de ensino.

    1. Coerência
    2. Sequência
    3. Flexibilidade
    4. Precisão e objetividade

    ( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.
    ( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
    ( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
    ( ) Pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.

    A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
  • 3 - Questão 57754.   Pedagogia - Elaboração do Planejamento de Ensino - Nível Médio
  • O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado em seu contexto político e suas circunstâncias históricas. Em 2011 o Fórum Nacional de Educação elaborou documento denominado Planejamento Educacional no Brasil, tratando da temática. BORDIGNON, Genuíno. Planejamento Educacional no Brasil. Brasília: FNE, 2011. A partir desse documento, pode-se compreender melhor o processo de planejamento educacional no Brasil que se caracteriza por alguns aspectos marcantes. Assinale a alternativa que caracteriza esses aspectos.
  • 6 - Questão 57753.   Pedagogia - Elaboração do Planejamento de Ensino - Nível Médio
  • Os professores das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública elaboraram o planejamento anual, fundamentados na leitura do documento do Ministério da Educação (2007), Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de criança de seis anos de idade. Dessa forma, consideraram que na área das Linguagens deve-se enfatizar também a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais, entendendo que
  • 9 - Questão 57750.   Pedagogia - Elaboração do Planejamento de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

    Os únicos níveis de organização da prática educativa que influenciam no planejamento docente são o planejamento do professor e o planejamento escolar, que devem ser articulados.
  • 10 - Questão 57756.   Pedagogia - Elaboração do Planejamento de Ensino - Nível Médio
  • Segundo Vasconcellos, o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais, EXCETO: