Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 57749. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, CESPE, Ensino Médio

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

Os elementos constituintes, os objetivos e os conteúdos de um planejamento devem, obrigatoriamente, estar interligados, mas as estratégias, não, pois estas são flexíveis.

2Questão 57757. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Ensino Médio

De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político – pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino)”.

O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:

I – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;
II – Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;
III – Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
IV – Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;
V – Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.

Assinale a alternativa que apresenta as funções CORRETAS:

3Questão 57744. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, CESPE, Ensino Médio

No que se refere ao planejamento curricular, julgue o próximo item.

Planejamento do currículo é o mesmo que planejamento da instrução.

4Questão 57748. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, CESPE, Ensino Médio

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

O processo ensino/aprendizagem exige planejamento, preparação e escolha de caminhos metodológicos que visem à realização de uma ação educativa político-social neutra.

5Questão 57746. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, CESPE, Ensino Médio

No que se refere ao planejamento curricular, julgue o próximo item.

O planejamento curricular é fruto de uma sucessão de etapas que vai desde as definições adotadas pelo Ministério da Educação até a realização do trabalho docente em sala de aula.

6Questão 57753. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Ensino Médio

Os professores das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública elaboraram o planejamento anual, fundamentados na leitura do documento do Ministério da Educação (2007), Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de criança de seis anos de idade. Dessa forma, consideraram que na área das Linguagens deve-se enfatizar também a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais, entendendo que

7Questão 57745. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, CESPE, Ensino Médio

No que se refere ao planejamento curricular, julgue o próximo item.

O planejamento curricular expressa as funções da escola em dado momento histórico e social.

8Questão 57747. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

Recomenda-se o planejamento por unidades didáticas para auxiliar na organização curricular escolar.

9Questão 57760. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Ensino Médio

Na elaboração do planejamento, a formulação de objetivos está diretamente relacionada:

10Questão 57755. Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Ensino Médio

Comumente entendemos que o processo educativo deve estabelecer direcionamento, traçar caminhos, indicar metas, fins e objetivo. Para isso é necessário que o próprio processo educativo estabeleça uma previsão do que pretende desenvolver ou alcançar, isto é, que se estruture por meio de atitudes científicas utilizando paradigmas de ensino. A primeira dessas atitudes é a previsão do planejamento de todo o processo educacional. A partir dessa ideia, os profissionais da educação, em geral, costumam deduzir que o planejamento é: