← Início

Questões de Concursos - Energia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Energia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A partir de fontes naturais renováveis - como a energia hidráulica -, pode-se obter a eletricidade. A eletricidade resultante da transformação da energia hidráulica em eletricidade é a hidreletricidade.
As afirmativas a seguir a respeito das características da hidreletricidade estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

O Brasil encontra-se atualmente entre os dez maiores produtores e beneficiadores de minério de fósforo do mundo. As jazidas brasileiras encontram-se situadas principalmente no triângulo mineiro e em regiões adjacentes dos estados de Goiás e São Paulo. Um dos principais usos dos derivados do fósforo se refere à produção de fertilizantes para a agricultura, os quais são produzidos a partir do ácido fosfórico. Com relação a essa cadeia produtiva, julgue os itens subseqüentes.

O processo de obtenção do ácido fosfórico por via úmida consiste na reação de troca iônica pela adição de ácido sulfúrico ao minério de fósforo.

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

O petróleo permanece atualmente na condição de matriz energética essencial do sistema produtivo global, posição alcançada com o desenvolvimento da industrialização no mundo contemporâneo.

A respeito do desenvolvimento econômico do estado do Pará nas últimas décadas e suas repercussões ambientais, julgue os itens seguintes.

A densa rede hidrográfica do estado do Pará apresenta, até hoje, um papel significativo como via de transporte para a economia local.

O debate sobre a exploração do petróleo no Brasil ganha novos aspectos no ano de 2004. Um deles gira em torno das atividades petrolíferas no Estado do Rio de Janeiro e as infra-estruturas necessárias a essa atividade econômica. Quanto ao aspecto em destaque, indique a afirmação correta.

Com respeito ao funcionamento do mercado de energia elétrica, julgue os próximos itens.

Embora os preços spot de energia elétrica baseiem-se na soma dos custos marginais de combustíveis e manutenção, eles não constituem uma representação fidedigna dos custos efetivos da eletricidade porque não incluem os custos associados à confiabilidade da energia nem as perdas associadas aos sistemas de transmissão e distribuição.

Em agosto de 2001, o governo decidiu incluir os estados do _____ no Plano de Racionamento de Energia Elétrica, com cota de redução de 20% do consumo. Os 107 municípios atingidos são abastecidos pela Usina de Tucuruí. As regras passam a ser as mesmas das outras regiões, com bônus, sobretaxas e ameaça de corte para quem descumprir os limites. A economia de energia para consumidores residenciais vale a partir de 22/8. Considerando-se o texto apresentado, assinale a alternativas que melhor preenche a lacuna e que indica os estados que entraram tardiamente no racionamento de energia:

A Petrobras começou em maio de 2009 a extração do Petróleo do Poço de Tupi na Bacia de Santos, abrindo uma nova era da produção do ouro negro no país. Leia as informações a seguir sobre o Pré-Sal.

I. O petróleo encontrado nessa área está a profundidades que superam os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.

II. Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre cinco bilhões e oito bilhões de barris de petróleo, sendo considerada uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

III. A região em volta do Pré-Sal não será leiloada até que sejam definidas as novas regras de exploração de petróleo no país (Lei do Petróleo), que voltaram a ser discutidas.

IV. A União e alguns Estados da Federação, especialmente o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, discutem e disputam a distribuição dos royalties do petróleo da camada Pré-Sal.

Estão corretas as informações:

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa?se a extraordinária revolução científico?tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue os itens que se seguem. A Coreia do Norte é, na atualidade, geradora de tensões na comunidade internacional. Nela, o poder ditatorial, que passa de pai para filho, isola o país e desenvolve um programa nuclear que é visto com apreensão por seus vizinhos e por grande parte da comunidade mundial.

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos econômicos e ambientais do contexto brasileiro e mundial.

O sistema elétrico brasileiro é constituído fundamentalmente por usinas hidrelétricas, complementado por usinas térmicas e fontes alternativas de energia, como a eólica, cuja produção apresenta vantagens como a baixa emissão de gases poluentes e a reduzida geração de resíduos, bem como impacto sonoro desprezível e pouca transformação na paisagem.