Questões de Concursos - Enfermagem Cirúrgica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Enfermagem Cirúrgica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

Compete exclusivamente ao enfermeiro da sala de recuperação pós-anestésica orientar e supervisionar a assistência de enfermagem individualizada e passar o plantão para a unidade de origem antes de encaminhar o paciente.

Julgue os itens seguintes, que versam sobre o planejamento da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico.

Na avaliação dos resultados esperados, relacionados à cicatrização normal da ferida cirúrgica, o enfermeiro deve observar as condições da ferida, como a ausência de sinais de inflamação e a aproximação das bordas.

Sobre o pós-operatório que se inicia no momento em que o paciente sai da sala de operação, analise as proposições abaixo:

I - O uso de antibióticos no pós-operatório depende do grau de contaminação da cirurgia, portanto não se usa antibiótico na cirurgia cardíaca.

II - Todos os pacientes que se submeterem à cirurgia de grande porte só podem iniciar dieta no 2º DPO (dia de pós-operatório).

III - No pós-operatório imediato da cirurgia cardíaca, o balanço hídrico é um importante instrumento para o enfermeiro traçar um plano de cuidados para o paciente.

IV - No pós-operatório da cirurgia de grande porte, as medidas da pressão arterial, pulso, respiração, temperatura e diurese são os principais sinais de avaliação da vitalidade do paciente.

Estão corretas as proposições:

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal. Tinha chegado acompanhada de policiais, pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A preparação para procedimentos invasivos no trato urinário, como o descrito no caso clínico acima, requer jejum hídrico por via oral ou parenteral por mais de vinte e quatro horas.

A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue os itens que se seguem. A realização de procedimentos invasivos, como colocação de cateteres, de dispositivos intravasculares, tubo endotraqueal, e monitorização estão entre os fatores de risco para a ocorrência de infecção hospitalar em serviços de emergência.

Os artigos utilizados nos diferentes serviços de saúde são classificados em categorias conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. Julgue os seguintes itens, referentes a esse tema.

Artigos semicríticos são aqueles que entram em contato com mucosa e pele lesadas e, por isso, exigem processo de esterilização rigorosa e total.

Os artigos utilizados nos diferentes serviços de saúde são classificados em categorias conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. Julgue os seguintes itens, referentes a esse tema.

Materiais que podem provocar infecção porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis são classificados como críticos, a exemplo dos instrumentais cirúrgicos.

Julgue os seguintes itens relacionados a estrutura física, recursos humanos e materiais no centro cirúrgico.

Em relação à estrutura da sala de cirurgia, o teto e as paredes devem ser não porosos, lisos, de limpeza fácil, à prova d’agua e resistentes ao fogo.

Um empregado de uma empresa de esterilização e lavagem de materiais acidentou-se com uma lâmina de bisturi no manuseio desse instrumento, o que provocou-lhe a amputação de um artelho da mão direita. A empresa conta com profissional de enfermagem do trabalho, o qual prestou os primeiros socorros à vítima.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os primeiros socorros a serem prestados ao empregado acidentado, julgue os itens seguintes.

Não devem ser tentadas técnicas de compressão indireta ou pressão direta no ferimento, visto que se trata de uma amputação.

Segundo a classificação de instrumental cirúrgico, o porta-agulha faz parte do grupo de material de: