← Início

Questões de Concursos - Enfermagem Clínica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Enfermagem Clínica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A pressão intra-ocular (PIO) de um cliente é de 15 (quinze) mmHg. É correto afirmar que ele apresenta

Acerca de lesões cerebrais, julgue os itens a seguir.

A concussão cerebral é uma perda temporária da função neurológica com um período de inconsciência de poucos segundos a minutos, apresentando cefaleia e escotomas.

Um homem de 54 anos de idade, lavrador, encontra-se internado em um hospital em decorrência de câncer gástrico com metástases ósseas e hepáticas. Apresenta dores intensas nos ombros, no gradil costal e no quadril direito. Encontra-se acamado, emagrecido, consciente e alimentando-se por sonda nasoentérica. Teve um episódio de constipação, havendo melhora após uso de enema. Está com cateter venoso periférico para infusão das seguintes medicações, conforme prescrição médica: morfina (10 mg) diluída em água destilada (10 mL), com aplicações de 2 mL da solução, se necessário, em intervalos de até 4 horas; e omeprazol (40 mg) intravenoso, uma vez ao dia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

O acesso venoso do paciente pode ser utilizado para a infusão de nutrição parenteral total, que é uma solução hipertônica de nutrientes cujo objetivo é atender às necessidades calóricas e nutricionais.

No que se refere aos sinais vitais e instrumentos para sua medição, julgue os itens subseqüentes.

As freqüências respiratórias anormais incluem taquipnéia, bradipnéia e apnéia.

O enfermeiro ao realizar um curativo oclusivo na mão de um paciente com queimaduras extensas e de 3º grau, envolveu separadamente cada um dos dedos. O principal OBJETIVO dessa técnica é:

A síndrome de Stevens-Johnson é um efeito colateral cutâneo de qual medicação utilizada no tratamento da Hanseníase:

A febre é o primeiro sintoma, sendo geralmente alta (39º a 40°C), com início abrupto, associada à cefaléia, prostação, mialgia, artralgia, dor retroorbitária, exantema maculo papular e acompanhado ou não de prurido. Também pode haver quadros diarréicos, vômitos, náuseas e anorexia. A doença tem duração média de 5 a 7 dias; o período de convalescença pode se estender de poucos dias a várias semanas, dependendo do grau de debilidade física causada pela doença. A manifestação descrita refere-se a qual das doenças descritas abaixo?

A administração de agentes antineoplásicos pode ocasionar alterações na fertilidade e na função sexual do paciente. Entre os eventos relacionados a esse tipo de tratamento e que devem ser orientados pelo enfermeiro, EXCLUI-SE:

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

O uso dos fatores de crescimento contribui para a recuperação mais rápida da mielossupressão e proporciona doses maiores de quimioterapia.

Existem duas formas de imunidade, a ativa e a passiva, que podem ser subdivididas em natural e artificial. Assinale a alternativa correta quanto a estas formas de imunidade.