← Início

Questões de Concursos - Enfermagem em Centro Cirúrgico - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Enfermagem em Centro Cirúrgico - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Segundo o Ministério da Saúde (in Kawamoto et al 2011), antissepsia é o conjunto de meios empregados para impedir a proliferação microbiana e utiliza-se o termo, dentre outros, quando
A assistência de enfermagem perioperatória compreende cuidados de enfermagem ao paciente, desde sua admissão no hospital para realizar procedimento cirúrgico, até o momento da alta hospitalar. Dentro desse amplo período assistencial, que inclui a clínica cirúrgica e o centro cirúrgico, são cuidados do técnico de enfermagem:

( I ) Obter informações do paciente sobre algum tipo de alergia, seja ela de qualquer natureza, registrar em prontuário e informar ao enfermeiro plantonista.
( II ) Recomendar ao paciente que, no dia da cirurgia, o mesmo deve realizar higiene íntima e pessoal antes de ser conduzido ao centro cirúrgico, desde que não molhe os cabelos e o couro cabeludo.
( III ) Quanto aos adornos, joias e prótese dentária o paciente deve ser informado pelo técnico de enfermagem para retirá-las apenas na sala de cirurgia, para não correr o risco de perdê-las. A circulante de sala operatória do centro cirúrgico fica responsável pela guarda de todos os adornos do paciente em segurança.
( IV ) Na sala de recuperação pós-anestésica, o técnico de enfermagem deve estar atento aos sinais vitais do paciente continuamente, comunicando ao enfermeiro do setor sobre qualquer alteração e registrar em prontuário.
( V ) Estando o paciente na clínica cirúrgica em pós-operatório, o técnico de enfermagem tem autonomia para retirar sonda vesical de demora do paciente, quando este referir intenso desconforto, desde que deixe registrada sua conduta no prontuário.

É correto o que consta em:  

Antes de realizar o curativo, um técnico de enfermagem pergunta ao cliente sobre cirurgias anteriores e verifica que ele já submeteu-se à colecistectomia e à orquiectomia, correspondendo, respectivamente, a

O técnico de Enfermagem que atua no centro cirúrgico deve ter conhecimento especifico e conhecer os termos formados por prefixos utilizados no dia-a-dia cirúrgico, indicando o órgão e o ato cirúrgico a ser realizado.

Assinale a alternativa correta.

Os sinais mais confiáveis que indicaram a presença de trombose venosa profunda em paciente submetido a cirurgia abdominal são

Trabalhador em 4o pós-operatório de toracotomia refere dificuldade de mobilização dos membros superiores. Após avaliação criteriosa do indivíduo, o enfermeiro deve

Dona Sandra, do leito 15, fazia uso de dreno de Jackson Pratt, em razão de cirurgia no membro inferior. Porém, no segundo dia de pós-operatório, a paciente começou a queixar-se de dor no local e referiu que durante a noite não percebeu drenagem e estava preocupada. O técnico de enfermagem que assumiu o plantão pela manhã acalmou a paciente, informando que a drenagem continuaria quando ele fizesse o movimento de comprimir o dreno antes de fechar. Neste caso, a drenagem não havia ocorrido porque esse tipo de dreno funciona por
Sobre os tipos de limpeza de sala de operação (SO), julgue as sentenças abaixo com ( V ) para sentenças verdadeiras e ( F ) para sentenças falsas.

( ) Limpeza preparatória é feita pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, cerca de uma hora antes do início da primeira cirurgia do dia.
( ) Limpeza concorrente é realizada pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, ao término da cirurgia, entre dois procedimentos na mesma SO.
( ) Limpeza operatória é realizada exclusivamente pelo circulante de sala durante o procedimento cirúrgico, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.
( ) Limpeza terminal é feita pelo circulante de sala e pelo instrumentador, envolvendo lavagem completa de toda unidade do centrocirúrgico e das SO, incluindo tetos e paredes. Esse tipo de limpeza é feita mensalmente

A sequência correta é:
A escolha da posição cirúrgica é um fator preponderante para garantir a segurança do paciente e o êxito durante o ato operatório. O posicionamento na mesa cirúrgica depende de vários fatores, como tipo de anestésico, dor à movimentação, local da incisão, idade e tamanho do paciente. Entre as diversas posições cirúrgicas, aquela que é considerada uma variação da posição dorsal e que promove a posição das alças intestinais na parede superior da cavidade abdominal é chamada de
O fio de sutura de algodão cirúrgico é classificado como