Questões de Enfermagem em Centro Cirúrgico - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Enfermagem em Centro Cirúrgico com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 43472. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico em Enfermagem, UFMA, Ensino Médio, 2016

Sobre os tipos de limpeza de sala de operação (SO), julgue as sentenças abaixo com ( V ) para sentenças verdadeiras e ( F ) para sentenças falsas.

( ) Limpeza preparatória é feita pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, cerca de uma hora antes do início da primeira cirurgia do dia.
( ) Limpeza concorrente é realizada pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, ao término da cirurgia, entre dois procedimentos na mesma SO.
( ) Limpeza operatória é realizada exclusivamente pelo circulante de sala durante o procedimento cirúrgico, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.
( ) Limpeza terminal é feita pelo circulante de sala e pelo instrumentador, envolvendo lavagem completa de toda unidade do centrocirúrgico e das SO, incluindo tetos e paredes. Esse tipo de limpeza é feita mensalmente

A sequência correta é:

2Questão 43470. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico em Enfermagem, UFMA, Ensino Médio, 2016

A assistência de enfermagem perioperatória compreende cuidados de enfermagem ao paciente, desde sua admissão no hospital para realizar procedimento cirúrgico, até o momento da alta hospitalar. Dentro desse amplo período assistencial, que inclui a clínica cirúrgica e o centro cirúrgico, são cuidados do técnico de enfermagem:

( I ) Obter informações do paciente sobre algum tipo de alergia, seja ela de qualquer natureza, registrar em prontuário e informar ao enfermeiro plantonista.
( II ) Recomendar ao paciente que, no dia da cirurgia, o mesmo deve realizar higiene íntima e pessoal antes de ser conduzido ao centro cirúrgico, desde que não molhe os cabelos e o couro cabeludo.
( III ) Quanto aos adornos, joias e prótese dentária o paciente deve ser informado pelo técnico de enfermagem para retirá-las apenas na sala de cirurgia, para não correr o risco de perdê-las. A circulante de sala operatória do centro cirúrgico fica responsável pela guarda de todos os adornos do paciente em segurança.
( IV ) Na sala de recuperação pós-anestésica, o técnico de enfermagem deve estar atento aos sinais vitais do paciente continuamente, comunicando ao enfermeiro do setor sobre qualquer alteração e registrar em prontuário.
( V ) Estando o paciente na clínica cirúrgica em pós-operatório, o técnico de enfermagem tem autonomia para retirar sonda vesical de demora do paciente, quando este referir intenso desconforto, desde que deixe registrada sua conduta no prontuário.

É correto o que consta em:  

3Questão 143649. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, FCC, 2011

Trabalhador em 4o pós-operatório de toracotomia refere dificuldade de mobilização dos membros superiores. Após avaliação criteriosa do indivíduo, o enfermeiro deve

4Questão 34498. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC, Ensino Médio, 2016

A recuperação anestésica (RA) é o local destinado a receber o paciente no pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha seus sinais vitais estáveis. Leia as afirmativas a seguir.

I. A Assistência prestada ao paciente na RA requer cuidados constantes, necessitando de monitorização e controle rigoroso de sua evolução.
II. A assistência prestada na RA é de cuidados críticos e necessita de uma equipe de enfermagem sempre alerta para atuar de maneira rápida e eficiente diante das complicações.
III. As complicações na RA são raras, as mais comuns são: Choque cardiogênico, choque séptico e hipóxia grave.

Assinale a alternativa correta.

5Questão 142602. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE, 2012

Os sinais mais confiáveis que indicaram a presença de trombose venosa profunda em paciente submetido a cirurgia abdominal são

6Questão 34497. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC, Ensino Médio, 2016

O técnico de Enfermagem que atua no centro cirúrgico deve ter conhecimento especifico e conhecer os termos formados por prefixos utilizados no dia-a-dia cirúrgico, indicando o órgão e o ato cirúrgico a ser realizado.

Assinale a alternativa correta.

7Questão 34496. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC, Ensino Médio, 2016

O Centro Cirúrgico é o conjunto de áreas e instalações que permitem efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto para a equipe de saúde. Assinale a alternativa incorreta.

8Questão 259896. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC, 2011

Antes de realizar o curativo, um técnico de enfermagem pergunta ao cliente sobre cirurgias anteriores e verifica que ele já submeteu-se à colecistectomia e à orquiectomia, correspondendo, respectivamente, a

9Questão 140724. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Analista Judiciário Enfermagem, TRE AP, FCC, 2011

O fio de sutura de algodão cirúrgico é classificado como

10Questão 147473. Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, FCC, 2011

Segundo o Ministério da Saúde (in Kawamoto et al 2011), antissepsia é o conjunto de meios empregados para impedir a proliferação microbiana e utiliza-se o termo, dentre outros, quando