← Início

Questões de Concursos - Enfermagem em Urgência e Emergência - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Enfermagem em Urgência e Emergência - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca da assistência em urgências e emergências, e nos acidentes e atendimentos a múltiplas vítimas, julgue os itens subsequentes.

Um dos métodos mais utilizados na triagem é o START (simple triage and rapid treatment), que identifica as vítimas por fitas coloridas, etiquetas (tarjetas) coloridas ou cartões de triagem. As vítimas consideradas em morte óbvia ou em situações de grande dificuldade para reanimação são identificadas por cartão amarelo.

Maria, com 68 anos de idade, foi admitida no prontosocorro de um hospital, apresentando dor subesternal severa, que irradiava para as costas, com duração superior a 30 minutos, não aliviada com o repouso, acompanhada de náuseas e vômitos. À ocasião, foi diagnosticado um infarto agudo do miocárdio (IAM) ântero-septal, sendo a paciente submetida a trombólise intravenosa. Após estabilização do quadro, ela foi transferida para uma unidade de tratamento intensivo. Maria tem antecedentes de tabagismo e hipertensão arterial e, até então, fazia uso de medicação anti-hipertensiva uma vez ao dia. Encontra-se internada há três dias, calma, com queixas de fraqueza e dificuldades para dormir. Seu peso atual é de 83 kg e sua altura é de 1,63 m. Seus sinais vitais são os seguintes: 36,4 ºC, 100 batimentos por minuto, 28 movimentos respiratórios por minuto, pressão arterial 130 mmHg × 75 mmHg. Refere não gostar da comida do hospital pois “ela está sempre sem tempero e sem sal”. Desconhece a necessidade de restrição alimentar e a doença. Relata que, em casa, utilizava com freqüência enemas para melhorar o padrão de eliminação intestinal. Está dependente para realizar higiene corporal e vestir-se, pois se encontra com restrição imposta por prescrição médica. Apresenta edema importante em membros inferiores e lesões de pele em decorrência das sucessivas punções venosas.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese em apreço, considerando a taxonomia II da NANDA, o enfermeiro tem evidências clínicas suficientes para elaborar os seguintes diagnósticos de enfermagem reais: padrão de sono perturbado, constipação, intolerância à atividade, déficit no autocuidado para banho/higiene e vestir-se/arrumar-se, integridade da pele prejudicada e volume de líquidos excessivo.

Com relação ao gerenciamento dos serviços de enfermagem e dos resíduos de serviços de saúde, e aos pressupostos metodológicos da pesquisa em saúde, julgue os itens que seguem.

Os serviços de enfermagem devem ser gerenciados de forma a contribuírem com o cumprimento de metas e indicadores a serem alcançados para o controle da qualidade no ambiente hospitalar, o que exige trabalho em equipe e constante autoavaliação dos processos de assistência e de gerência.

Um homem de 34 anos de idade, internado em uma enfermaria clínica por infarto agudo do miocárdio (IAM), queixou-se de dor intensa precordial e, em seguida, perdeu a consciência. Após avaliação da equipe que o atendia, foi detectada parada cardiorrespiratória (PCR) e iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O paciente deve ser colocado em decúbito dorsal em uma superfície rígida com as vias aéreas permeáveis. Deve-se promover a dorsoflexão da cabeça com progressão anterior da mandíbula e aspirar secreções, caso estejam presentes na orofaringe.

A área de urgência e emergência, que tem por objetivo evitar agravos relacionados ao desconhecimento de atendimento a vítimas de traumas e acidentes, é um nicho fundamental para os investimentos voltados para o aprimoramento e a educação contínua dos profissionais de saúde federais, estaduais e municipais. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A triagem de riscos em serviços de urgência e emergência (UE) é um fator determinante para manter a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos pacientes que precisam utilizar o sistema único de saúde (SUS).

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma.

A gravidade do caso e a necessidade de rapidez no atendimento não devem impedir o estabelecimento de um vínculo adequado entre a vítima e o profissional de saúde, a fim de que este transmita àquela segurança e tranquilidade.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

As diretrizes internacionais de ressuscitação recomendam que se mantenha uma relação de 30 compressões para 2 ventilações de um segundo cada, interrompendo-se as compressões nesse momento.

O conhecimento dos procedimentos básicos e avançados de reanimação cardiorrespiratória em adultos é essencial para uma assistência de enfermagem de alta qualidade. Com relação a esses procedimentos, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração, julgue os seguintes itens.

Quando as manobras de suporte básico de vida estão sendo realizadas por dois socorristas, as diretrizes recomendam que seja mantida uma relação de 15 massagens cardíacas externas para cada 2 ventilações artificiais.

No que se refere a psicofármacos, julgue os itens seguintes.

As drogas ansiolíticas, contraindicadas durante a gravidez, são capazes de aliviar os sintomas de ansiedade sem interferir excessivamente em outras funções cerebrais.

Com referência aos primeiros socorros, julgue os itens seguintes. Ferimentos no couro cabeludo exigem limpeza vigorosa e aplicação de pressão digital na ferida, especialmente na presença de fatores de risco para fratura de crânio.