Questões de Concursos - Engenharia de Software - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Engenharia de Software - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O primeiro modelo de processo de desenvolvimento de software publicado originou-se de processos mais gerais de engenharia de sistema (Royce, 1970). Devido ao encadeamento de uma fase com outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida dosoftware. Os principais estágios do modelo demonstram as atividades fundamentais de desenvolvimento (Sommerville, 2007). Sobre essas atividades, relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Análise e definição de requisitos

(2) Projeto de sistema e software

(3) Implementação e teste de unidade

(4) Integração e teste de sistema

(5) Operação e manutenção.

( ) o sistema é instalado e colocado em operação.

( ) durante esse estágio, o projeto de software é realizado como um conjunto de programas ou unidades de programa.

( ) os serviços, restrições e objetivos do sistema são definidos.

( ) estabelece uma arquitetura geral do sistema.

( ) após os testes, o sistema de software é liberado para o cliente.
Acerca do processo de desenvolvimento de software, julgue os itens subsequentes.

Ciclo de desenvolvimento em cascata, gerenciamento de requisitos, arquitetura e uso de componentes e gerência de configuração e mudanças estão entre as práticas que fundamentam o RUP (Rational Unified Process).
Acerca do processo de desenvolvimento de software, julgue os itens subsequentes.

Uma sprint do Scrum tem duração prevista de 2 meses.
Julgue os itens a seguir, que tratam das disciplinas de implementação, teste e distribuição.

A integração contínua é uma técnica de alto impacto no levantamento de requisitos.
Texto associado.
No que se refere à engenharia de software, julgue o próximo item.
Quando se utiliza a análise estática de código fonte, a identificação de um erro não interrompe a verificação do sistema.
Ao se iniciar a análise dos pontos de função (FPA - Function Point Analysis) de um determinado sistema, percebeu-se que foi disponibilizada uma rotina de backup dos dados. Em relação à contagem de pontos de função, o backup
Durante a análise de um sistema de folha de pagamento de funcionários, percebeu-se que o acesso ao registro de salário dos funcionários é restrito aos usuários com permissão de acesso ao módulo. Para a métrica de ponto de função (FPA - Function Point Analysis), o módulo de gerenciamento de acesso
Na programação orientada a objetos existem quatro tipos de polimorfismos possíveis de serem aplicados na estrutura de uma classe, a saber:
No que diz respeito aos princípios da Programação Orientada a Objetos, dois conceitos são apresentados a seguir:

I- Mecanismo que permite que características comuns a diversas classes sejam integradas em uma classe base, ou superclasse, a partir da qual outras classes podem ser especificadas. Cada classe derivada ou subclasse apresenta as características, estrutura e métodos da classe base e acrescenta a elas o que for definido de particularidade para ela.
II- Mecanismo pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação, mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse. A decisão sobre o método que deve ser selecionado, de acordo com o tipo da classe derivada, é tomada em tempo de execução, através do mecanismo de ligação tardia.

Esses mecanismos denomina-se, respectivamente:
O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre, um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos). Para fins de administração, o Moodle possui um grande número de recursos que flexibilizam sobremaneira a implantação de diversas filosofias de avaliação dos alunos, como a descrita a seguir:

• Método de avaliação baseado em uma ferramenta denominada log de atividades, que permite colocar em gráfico os acessos dos participantes ao site, que ferramentas utilizou, que módulos ou materiais ou atividades acessou, em que dia, em que hora, a partir de que computador, e por quanto tempo.

O método descrito é denominado Avaliação: