← Início

Questões de Concursos - Epidemiologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Epidemiologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Assinale a alternativa incorreta sobre a Cólera:

Enquanto a clínica aborda a doença no nível individual, a epidemiologia aborda o processo saúde-doença em grupos de pessoas. Julgue os itens a seguir, relativos à obtenção de dados em epidemiologia, que contribui para o melhor entendimento da saúde da população.

Para o cálculo das medidas básicas da ocorrência das doenças em determinada população e período considera-se o número de casos relacionados ao tamanho da população que lhes deu origem, em que o denominador refere-se ao número de casos detectados que se quer estudar, enquanto o numerador refere-se à população em risco.

Diante da avalancha de informações disponíveis a cada ano, a avaliação da qualidade da literatura é uma ferramenta indispensável para identificar e selecionar aquilo que é válido, importante e aplicável, fazendo-se assim uma separação do que é útil e inútil no dia a dia. Julgue os itens seguintes, relativos à realização de leituras críticas da literatura científica.

A elaboração do problema de pesquisa e o enunciado de hipótese parecem próximos, mas o problema de um estudo caracteriza-se por apresentar uma força explicativa provisória, que será verificada no trabalho de campo.

A hantavirose, apontada como causa de diversas mortes no Distrito Federal (DF), é uma infecção provocada pelo hantavírus, que se hospeda em roedores silvestres. Mutirões de limpeza e retirada de entulhos têm sido parte das ações do governo no combate à doença. Nesse sentido, considere que um técnico tenha sido designado para identificar as áreas de maior potencial de ocorrência de novos casos da epidemia e propor medidas que contribuam para seu controle. Para isso, o técnico precisará localizar as áreas com maior probabilidade de encontrar os roedores silvestres e capturar exemplares para estudo. Acerca dessa situação hipotética e do tema por ela suscitado, julgue os itens a seguir.

Em uma palestra em escola, se o técnico atribuir a proliferação do hospedeiro à diminuição da população de predadores, estará incorrendo em erro.

Considerando a caracterização de uma epidemia pela variável tempo, analise as alternativas:

1. A distribuição dos casos no tempo já tenha permitido identificar o período provável de exposição.
2. A distribuição dos casos for apresentada segundo a data do início dos sintomas.
3. Quando a curva epidêmica estiver elaborada de forma a permitir a tipificação pela transmissão propagada ou por fonte comum ou pela combinação destas duas formas.

No sentido da conclusão da caracterização citada, é correto afirmar que:

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

( ) A transmissão vertical ocorre quando uma pessoa é contaminada através de doação de sangue;

( ) A herpes (DST) não tem cura;

( ) Uma mãe que tem herpes pode infectar seu filho durante o parto, causando-lhe dano neurológico ou até a morte;

( ) As noticias sobre a AIDS chegaram ao Brasil, antes que os 1° casos fossem identificados.

Marque a alternativa correspondente a seqüência correta:

A epidemiologia é uma prática da saúde pública com aplicabilidades diferenciadas, tais como, EXCETO:

Sobre a esquistossomose, o período de incubação é, em média de

Um gráfico com o número de casos ou taxas de ocorrência de uma doença, mês a mês, durante um período de alguns anos, identifica seu padrão de variabilidade sazonal numa determinada comunidade. A análise da variação sazonal pode ser útil para:

Em 2005, a Taxa (Coeficiente) de Mortalidade Infantil de uma cidade foi de 31 (trinta e um). Para obter esse dado estatístico, foi necessário realizar o levantamento dos seguintes eventos na cidade em 2005 e tratar os dados pela fórmula