Questões de Epidemiologia para Concursos

Resolva Questões de Epidemiologia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 60461 - Medicina - Epidemiologia - Nível Superior
  • Elaborar e executar programas educativos, com o objetivo de incentivar mudanças nos hábitos e costumes, na alimentação e higiene, e em outros fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, são procedimentos considerados, pelo Ministério da Saúde, de
  • 4 - Questão 60454 - Medicina - Epidemiologia - Nível Superior
  • A respeito da notificação compulsória de doenças e agravos, assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 60456 - Medicina - Epidemiologia - Nível Superior
  • Assinale a alternativa que apresenta a atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância em saúde, cuja execução primária é responsabilidade de cada respectiva unidade técnica, que, nesse contexto, pode ser apoiada pelos demais setores relacionados e níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o objetivo mais importante é detectar e controlar, o mais rápido possível, de preferência ainda em seus estágios iniciais, as possíveis ameaças à saúde da população considerada sob risco para aquele evento específico, a fim de se impedir a ocorrência de novos casos.
  • 6 - Questão 60457 - Medicina - Epidemiologia - Nível Superior
  • No município de Marília, os moradores de uma região em torno de uma empresa que expele uma fumaça com forte odor se queixa à prefeitura. Muitos referem que desde a instalação da empresa na região, as infecções respiratórias se tornaram mais frequentes. Após certo tempo, a população cobra uma posição da prefeitura, que havia delegado às pastas da Saúde e do Meio Ambiente a responsabilidade de investigar a situação. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto.
  • 7 - Questão 58431 - Medicina - Epidemiologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

    Países que vivenciam a transição demográfica e a transição epidemiológica observam, ao longo do tempo, mudanças no comportamento de diversos indicadores, como redução do coeficiente de natalidade, redução do indicador de Swaroop-Uemura e redução da mortalidade proporcional por doenças infecciosas e por neoplasias.
  • 9 - Questão 60460 - Medicina - Epidemiologia - Nível Superior
  • Em um acidente rodoviário, envolvendo um ônibus e um caminhão, morrem 5 pessoas: 2 trabalhadores terceirizados que se dirigiam ao trabalho, o motorista que dirigia o ônibus, uma cuidadora de idosos que retornava de um plantão noturno e o motorista do caminhão. Assinale a alternativa correta, nesse caso, referente à notificação de acidentes do trabalho fatais ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).