Questões de Epidemiologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Epidemiologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 368224. Enfermagem, Epidemiologia, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB DF, CESPE, 2010

Julgue os seguintes itens, que tratam de epidemiologia.

As medidas de mortalidade são consideradas as mais adequadas e sensíveis para expressar mudanças de curto prazo do estado de saúde de uma população.

2Questão 365110. Enfermagem, Epidemiologia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE, 2004

A epidemiologia tem como objetivo geral contribuir para a redução dos problemas de saúde da população. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A principal diferença entre um ensaio clínico randomizado e um estudo de coorte prospectivo reside na maneira pela qual os indivíduos sofrem a exposição, se de forma aleatória ou não, respectivamente.

3Questão 478775. Farmácia, Epidemiologia, Agente de Endemias, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN, 2012

As ações de controle da dengue enfocando a visita domiciliar, aplicação de larvicidas em criadouros entre outros se enquadram em ações de prevenção

4Questão 480244. Farmácia, Epidemiologia, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL, 2012

Dentre as doenças a seguir, assinale a alternativa que não corresponde a uma doença transmissível por alimentos:

5Questão 365012. Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE, 2011

Para a análise da situação sanitária de um país ou região é necessária a busca de medidas do estado de saúde dessa população, expressa através de indicadores de saúde. O indicador estatístico epidemiológico definido como o “comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta” caracteriza a:

6Questão 361971. Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2006

Com relação aos métodos e estudos epidemiológicos, julgue os itens que se seguem.

O estudo da incidência da infecção chagásica em habitantes de determinada região rural é um exemplo de estudo do tipo descritivo.

7Questão 184381. Saúde Pública, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN, 2010

Sobre a identificação dos perfis e fatores de risco utilizados através da epidemiologia nos serviços de saúde, analise:

I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde.

II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde.

III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

8Questão 368678. Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, SEAD SE, CESPE, 2009

Os estudos acerca de morbidade causada por qualquer doença contribuem para a melhoria da saúde da população. As fontes de dados para os estudos de morbidade são detalhadas, subdivididas em registros rotineiros e inquéritos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

As medidas de morbidade utilizadas pelos profissionais de saúde referem-se a dois aspectos básicos e que incluem a referida pelo indivíduo e a relatada durante a entrevista, não fazendo parte a diagnosticada por um examinador independente.

9Questão 367456. Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, SEAD SE, CESPE, 2009

Os estudos acerca de morbidade causada por qualquer doença contribuem para a melhoria da saúde da população. As fontes de dados para os estudos de morbidade são detalhadas, subdivididas em registros rotineiros e inquéritos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Para estudos etiológicos, de prognósticos e de verificação de eficácia das ações terapêuticas e preventivas, é recomendado o uso da incidência.

10Questão 479082. Farmácia, Epidemiologia, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC, 2012

Considerando os conhecimentos sobre epidemiologia, pode-se afirmar que