Questões de Estatística para Concursos

Resolva Questões de Estatística para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 3 - Q11789.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Superior - Analista do Tesouro Estadual - SEFAZ PI - FCC - 2015
  • Considere as seguintes afirmações:

    I. O histograma é um gráfico apropriado para verificar o grau de associação linear entre duas variáveis aleatórias quantitativas.
    II. Se duas variáveis X e Y apresentam correlação linear inversa, o coeficiente de correlação linear entre elas será um número negativo menor do que -1.
    III. As amostras I e II dadas abaixo possuem a mesma variância amostral igual a 10. Amostra I: 1 3 5 7 9
    Amostra II: 11 13 15 17 19
    IV. A distribuição t de Student é apropriada para se fazer inferências sobre a média de uma população quando o desvio padrão dessa população é desconhecido.

    Está correto o que se afirma APENAS em
  • 4 - Q11786.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Superior - Analista do Tesouro Estadual - SEFAZ PI - FCC - 2015
  • Instruções: Para resolver à  questão  utilize, dentre as informações dadas a seguir, as que julgar apropriadas. 

    Se Z tem distribuição normal padrão, então: 

    P(Z < 0,5) = 0,691;       P(Z < 1) = 0,841;      P(Z < 1,2) = 0,885;     P(Z < 1,28) = 0,90. 

    Suponha que a nota em conhecimentos gerais dos indivíduos que prestaram um determinado concurso público tenha distribuição normal com média 5 e desvio padrão 1,5. Suponha, ainda, que foram selecionados, ao acaso e com reposição, 4 indivíduos que prestaram o referido concurso.

    Nessas condições, a probabilidade de que exatamente 2 indivíduos dessa amostra tenham obtido nota maior do que 6,92 é igual a
  • 5 - Q56812.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Médio
  • Na escola em que a professora Lígia trabalha, a nota final H O é calculada por meio da média ponderada das notas que o aluno tirou nos quatro bimestres, sendo que o primeiro e o segundo bimestres têm peso 1, cada um, o terceiro bimestre tem peso 3, e o quarto bimestre tem peso 5. Se A, B, C e D correspondem às notas que cada aluno tirou no primeiro, segundo, terceiro e quarto bimestres, respectivamente, então a professora Lígia pode calcular a nota final de cada aluno fazendo a seguinte operação:
  • 7 - Q56801.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Médio - CESPE
  • Considere que, em uma população, 80% dos indivíduos estejam satisfeitos com os serviços prestados por uma companhia aérea e que uma amostra aleatória simples de 10 pessoas seja retirada dessa população. Considere, ainda, que X represente o número de pessoas na amostra satisfeitas com os serviços prestados por essa companhia aérea, seguindo uma distribuição binomial. Com relação a essa situação hipotética e tomando 0,17 como valor aproximado de 0,88, julgue os itens subsequentes.

    A variância de X é inferior a 1.
  • 8 - Q56808.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Médio
  • Uma população é formada pelos salários dos empregados de uma empresa. Decide-se dar um aumento de 10% sobre todos os salários mais um adicional fixo de R$ 500,00 para todos os salários. Com relação às medidas de tendência central e de dispersão é correto afirmar que a nova população formada terá
  • 9 - Q56798.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Médio - CESPE
  • Em uma cidade, 1.000 habitantes foram entrevistados a respeito de suas relações com os bancos A e B. Dos entrevistados, 450 eram correntistas apenas do banco A, 480 eram correntistas do banco B, 720 eram correntistas de apenas um desses bancos e o restante não era correntista de nenhum desses 2 bancos.

    A respeito dessa pesquisa, é correto afirmar que a probabilidade de um dos entrevistados ser correntista dos 2 bancos é superior a 0,20. 
  • 10 - Q56796.   Probabilidade e Estatística - Estatística - Nível Médio - CESPE
  •        idades        15 anos        14 anos        13 anos        12 anos
           alunos               5                   5                   15               15

    Na tabela acima, que mostra a distribuição das idades dos alunos do 8.º ano de uma escola, a média aritmética das idades é igual a 13. A respeito desses estudantes e de suas idades, julgue o item que se segue.

    A mediana das idades dos alunos dessa turma é inferior a 14.