← Início

Questões de Provas - Estruturas de Mercado

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Estruturas de Mercado. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subseqüentes. As modernas economias de mercado são mistas porque confiam, sobretudo, no mercado para alocar recursos, porém coexistem com a intervenção governamental, cujo nível ideal não é consensual entre economistas.
Julgue os itens subsequentes, a respeito de estruturas de mercado. A concorrência monopolista é caracterizada por produtos iguais, muitos compradores e muitos vendedores, mas, nesse modelo de concorrência, a entrada e a saída de novas empresas são dificultadas, diferentemente do que ocorre na competição perfeita.

A respeito da teoria do consumidor, julgue os itens seguintes.

A curva de Engel relaciona a quantidade consumida de uma mercadoria ao nível de renda. No caso de um bem normal, a inclinação da curva de Engel será descendente.

Assinale a alternativa correta:

Analise as proposições a seguir:

I. O contrato do tipo hell or high water, relativo à compra e venda da produção do projeto, obriga o compra- dor a pagar em qualquer circunstância, mesmo no caso em que o produto não seja entregue.

II. O contrato do tipo take it offered não requer que o com- prador pague, caso a produção não seja entregue.

III. No project finance, os credores exigem normalmente que os patrocinadores forneçam garantias, através de obrigações contratuais, de que o projeto será concluído, mesmo que os custos de implantação sejam superiores aos valores originalmente estimados.

Pode-se afirmar que

A partir dos conceitos e das teorias usuais de concorrência perfeita, monopólio e oligopólio, julgue (C ou E) os itens que se seguem. O serviço de fornecimento de água e saneamento em uma cidade não constitui monopólio natural, uma vez que a atuação exclusiva da empresa em sua área é definida por lei ou contrato de concessão.

Sobre a Caixa de Edgeworth, considere:

I. Constitui-se em um diagrama que mostra todas as possíveis alocações de quaisquer dois insumos entre dois processos de produção. II. Trata-se de um diagrama que mostra todas as possíveis alocações de quaisquer duas mercadorias entre dois consumidores. III. Define a chamada Curva de Contrato que contém todas as alocações de mercadorias em que as curvas de indiferença dos consumidores são tangentes. IV. Estabelece a chamada Curva de Contrato que mostra todas as alocações eficientes entre duas funções de produção. Está correto o que consta em
Com referência à teoria microeconômica da produção e às respectivas estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. No monopólio perfeitamente discriminador de preço, o ótimo de Pareto não pode ser alcançado.
A partir dos conceitos e das teorias usuais de concorrência perfeita, monopólio e oligopólio, julgue (C ou E) os itens que se seguem. A consequência direta dos pressupostos de produto homogêneo, informação completa e livre entrada e saída de agentes pequenos e numerosos em um mercado de concorrência perfeita é um único preço de equilíbrio por todo o mercado do produto em questão, a menos que haja choques que possam produzir abalos temporários.

Julgue os itens que se seguem, acerca das teorias da competição.

A existência de monopólio bilateral no mercado de trabalho garante que a alocação do fator trabalho seja eficiente, pois o salário fixado nesse mercado corresponde àquele que seria estabelecido em um mercado competitivo.