Questões de Concursos Estudo dos Solos

  • Questão 15545.   Conhecimentos Específicos - Estudo dos Solos - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Petrobrás - CESGRANRIO - 2012

  • A respeito da metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras, que tem como objetivo geral a orientação de uso das terras, com vistas à sustentabilidade, no planejamento regional e nacional, considere as afirmativas abaixo.

    I - A metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras é um processo interpretativo que considera informações sobre características de meio ambiente, de atributos do solo e da viabilidade de melhoramento de qualidades básicas das terras.

    II - O sistema de classificação da aptidão de uso das terras visa a uma não degradação do solo e à sua correta utilização, agrupando as categorias de acordo com suas capacidades agrícolas.

    III - Além dos recursos naturais, a metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras também avalia as aptidões socioeconômicas, tendo em vista que o planejamento resultante desse processo poderá propor alternativas ao desenvolvimento sustentável.

    Está correto APENAS o que se afirma em
  • Questão 15548.   Conhecimentos Específicos - Estudo dos Solos - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Petrobrás - CESGRANRIO - 2012

  • Em algumas áreas da Amazônia, predominam solos de baixa fertilidade, muito intemperizados e profundos; na Formação Solimões, é mais comum a ocorrência de solos férteis, como, por exemplo, nas planícies aluviais e nos terraços e baixos planaltos das bacias do Purus, Juruá e do Alto Amazonas.

    A alta fertilidade desses solos é atribuída à
  • Questão 15549.   Conhecimentos Específicos - Estudo dos Solos - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Petrobrás - CESGRANRIO - 2012

  • Com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas visando ao ordenamento da expansão e produção de cana-de-açúcar no território brasileiro, foi elaborado pela Embrapa o Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar para a produção de etanol e açúcar. Para tal, algumas áreas foram excluídas a fim de direcionar a produção em bases mais sustentáveis.

    São áreas excluídas pelo Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar, EXCETO as(os)