Questões de Ética na Administração Pública para Concursos

Resolva Questões de Ética na Administração Pública para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q21324.   Noções de Ética - Ética na Administração Pública - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CESPE - 2007
  • Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes itens.
  • Um dos objetivos do Código de Ética da ANVISA é preservar a imagem e a reputação do servidor, cuja conduta ética deve estar de acordo com as normas estabelecidas no referido código.
  • 3 - Q38135.   Administração Pública - Ética na Administração Pública - Nível Médio - Assistente de Serviço Administrativo I - EMBASA - CESPE - 2010
  • Entendendo ética como o sistema de regras que governa a ordenação de valores, julgue o item a seguir.

    Considere a seguinte situação hipotética.

    Determinada organização foi vendida, e o novo proprietário, alegando a necessidade de reestruturação para torná-la viável, demitiu 40% dos seus empregados. O sindicato da categoria, após muitos protestos, conseguiu uma reunião com o presidente da organização, do qual ouviu a seguinte frase: “A demissão desses empregados será feita hoje, para que daqui a três meses a organização não feche as suas portas e tenha 100% dos seus empregados demitidos.

    Nessa situação, a postura do presidente é considerada ética e encontra respaldo no sistema de utilitarismo de ações.
  • 5 - Q52417.   Administração Pública - Ética na Administração Pública - Nível Médio - Agente Administrativo - PRF - FUNCAB - 2014
  • O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n° 1.171/1994) atende à necessidade de criar um sistema de princípios e fundamentos deontológicos que se caracteriza por:
  • 6 - Q24362.   Noções de Ética - Ética na Administração Pública - Nível Superior - Contador - CGM RJ - 2015
  • De acordo com o expressamente disposto no Código Penal, a conduta de deixar o funcionário público, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, configura crime de:
  • 9 - Q30680.   Administração Pública - Ética na Administração Pública - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Observando-se o disposto na Lei n° 8.429/92 e as teorias a respeito de Direito e Moral conhecidas atualmente, assinale a alternativa falsa.