Questões de Ética na Administração Pública - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Ética na Administração Pública com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 26089 Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Analista Jurídico, CNJ, CESPE, Ensino Superior, 2013

Texto associado.
Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.
No intuito de solucionar o problema de um cidadão, o servidor público pode criar mecanismos para evitar a morosidade da burocracia organizacional, inclusive desconsiderando, caso seja necessário, as regras hierárquicas que possam impedir a fluidez do trabalho.

2 Questão 11603 Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, UFU MG, Ensino Médio, 2013

Quanto aos atos de Improbidade Administrativa que importam em enriquecimento ilícito, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Questão 61389 Administração Pública, Ética na Administração Pública, Enfermeiro, DEPEN, CESPE, Ensino Superior, 2015

Julgue o  próximo  item  com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e na Lei de Improbidade Administrativa.

Entre os deveres fundamentais do servidor público inclui-se o uso de roupas que estejam condizentes com o desempenho de suas atividades funcionais.
 

5 Questão 164286 Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF, 2006

Sobre a responsabilidade do servidor público é correto afirmar que:

I. a responsabilidade administrativa resulta de atos ou omissões praticados no desempenho do cargo ou função.

II. a existência de dolo constitui condição necessária à imputação de responsabilidade civil por ato que resulte prejuízo ao erário ou a terceiros.

III. nos casos em que a Fazenda Pública for condenada a indenizar terceiro, por ato de servidor público no exercício da função, assiste-lhe o direito de regresso contra o responsável, desde que o mesmo tenha agido com dolo ou culpa.

IV. a obrigação de reparar o dano causado ao erário estende-se aos sucessores do servidor e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

V. a absolvição criminal que negue a existência do fato afasta a responsabilidade administrativa.

Estão corretas:

7 Questão 21325 Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE, Ensino Médio, 2007

Texto associado.
Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes itens.
O servidor da ANVISA deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação a lei.

10 Questão 243118 Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE, 2012

Texto associado.

A respeito de ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

Chefe de seção de repartição pública que oriente seu subordinado direto a apresentar-se no trabalho com vestimentas apropriadas comete falta ética, pois desrespeita a liberdade individual do subordinado.