Questões de Concursos - Farmacodinâmica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Farmacodinâmica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


No que se refere aos compostos nitrogenados não proteicos, cálcio, fósforo e outros íons inorgânicos, julgue os itens que se seguem. O ferro sérico reflete, sozinho, a capacidade de armazenamento de ferro, sendo útil na diferenciação das causas comuns de anemia.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A pilocarpina, droga parassimpatomimética, é um agonista dos receptores muscarínicos, comumente utilizada em pacientes com glaucoma agudo.

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

As interações medicamentosas que ocorrem no prontuário do paciente são farmacodinâmicas.

A carbamazepina é um fármaco depressor do sistema nervoso central. Qual dos itens a seguir contém uma característica farmacodinâmica desse fármaco:

No que concerne às proteínas G, assinale a opção correta.
Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microrganismos. No que concerne a essa classe de medicamentos, julgue os itens a seguir. A principal preocupação do uso contínuo dos aminoglicosídeos são os seus efeitos colaterais no pulmão.

Os exames laboratoriais são úteis tanto para o diagnóstico quanto para a prevenção de doenças, além de serem utilizados para o monitoramento de tratamento farmacológico de pacientes. É uma ferramenta auxiliar de diagnóstico muito utilizada nos ambientes hospitalar e ambulatorial.

Considerando os conhecimentos relativos a exames laboratoriais, julgue os itens a seguir.

A anemia é um estado patológico diagnosticado pela avaliação da hemoglobina sérica; e a anemia ferropriva é a anemia carencial mais prevalente no mundo, sendo a avaliação da ferritina sérica imprescindível para o respectivo diagnóstico.

A farmacodinâmica dos fármacos descreve a infinidade de modos pelos quais as substâncias afetam as funções do organismo de um indivíduo. A interação com o local-alvo comumente produz o efeito terapêutico desejado, enquanto a interação com outras células, tecidos ou órgãos pode resultar em efeitos colaterais, conhecidas como reações medicamentosas adversas. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito à farmacodinâmicas das drogas.

A atividade de uma droga depende de características moleculares, tais como sua geometria e a disposição relativa dos átomos na estrutura molecular. Esses aspectos podem determinar a especificidade e a afinidade da droga com o receptor farmacológico.

O etanol é uma molécula facilmente absorvida pelo trato gastrointestinal.

Em relação ao metabolismo do etanol, julgue os itens a seguir.

A degradação do etanol no organismo pode ocorrer no fígado e de forma oxidativa.
Acerca dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), usados no tratamento da dor leve e moderada, julgue os itens seguintes. Os AINES apresentam baixa capacidade de ligação a proteínas plasmáticas e reduzida biodisponibilidade por via oral, devido ao seu elevado grau de ionização no pH do trato gastrointestinal.