← Início

Questões de Concursos - Física Médica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Física Médica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Tendo em vista que a aplicação de sistemas de informação para o gerenciamento de imagens e informações clínicas começou a ser estudada de forma mais efetiva no final da década de 80 do século passado, quando os processos de aquisição digital de imagens começaram a ser utilizados em maior escala nos hospitais, julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de: captura de imagens digitais; informação para gerenciamento de imagens e informações clínicas. Nesse sentido, considere que a sigla PACS, sempre que empregada, se refere a picture archiving and communication system. O DICOM é o padrão global para a transferência de imagens radiológicas e outras informações médicas entre computadores.
Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. Entre os efeitos agudos das radiações, destacam-se a carcinogênese, o envelhecimento precoce, as cataratas, a depressão do sistema imunológico e as malformações.
Tendo em vista que a aplicação de sistemas de informação para o gerenciamento de imagens e informações clínicas começou a ser estudada de forma mais efetiva no final da década de 80 do século passado, quando os processos de aquisição digital de imagens começaram a ser utilizados em maior escala nos hospitais, julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de: captura de imagens digitais; informação para gerenciamento de imagens e informações clínicas. Nesse sentido, considere que a sigla PACS, sempre que empregada, se refere a picture archiving and communication system. Muitos fatores podem afetar a resolução de alto contraste; entre eles estão a geometria do equipamento e o tamanho do ponto focal e do detector.
A respeito de tomografia computadorizada (TC), julgue os itens seguintes. Na TC, a relação entre a intensidade dos feixes transmitidos e incidentes com o coeficiente de atenuação obtida por meio de uma equação é comparada com o valor de atenuação da radiação na água.
Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência parcial da energia da radiação X ou gama a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética Ec bem definida, dada por: Ec = h.f Be, em que h é a constante de Planck, f é a frequência da radiação e Be é a energia de ligação do elétron orbital.
A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. Pacientes movimentam-se e respiram, e isso pode ser decisivo para acertar ou não o alvo em um procedimento radioterápico. Com o avanço tecnológico na radioterapia, a imobilização ficou mais rigorosa e a localização de tratamento mais precisa, possibilitando-se diminuição das margens de segurança e maior preservação de tecidos normais.
Julgue os itens subsequentes, relativos a fatores que influenciam o padrão de qualidade do produto no processo de formação da imagem capturada por exame radiográfico. Artefatos são imagens na radiografia que não correspondem a estruturas pertencentes ao corpo do paciente sob exame; são imagens que surgem por falhas na formação da imagem e que podem induzir o radiologista a erros de avaliação.
Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. No processo de transferência de energia de uma radiação incidente para a matéria, as radiações que têm carga, como elétrons, partículas ? e fragmentos de fissão, atuam por meio de seus campos elétrico e magnéticos.
Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. A exposição da radiação X que se dispersa pelo centro do corpo de um paciente, à distância de 1 m, é proporcional à exposição da radiação primária à superfície Xp e à área S do campo.
Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Sem o estabelecimento de uma cultura de segurança, que inclui estrutura, organização, prática, habilidade, treinamento e conhecimento, fica difícil estabelecer um nível de proteção adequado.