Questões de Fisiologia Animal - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Fisiologia Animal com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 385130. Biologia, Fisiologia Animal, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE, 2009

A respeito do LSD (dietilamida do ácido lisérgico), um psicotomimético potente, derivado químico do ácido lisérgico, que é uma droga pouco consumida atualmente pelos jovens, porém com grandes efeitos no SNC, assinale a opção correta.

2Questão 383420. Biologia, Fisiologia Animal, Auxiliar Médico Legal, IGP SC, ADVISE, 2010

A transmissão do impulso nervoso se dá entre os neurônios a partir da chamada fenda sináptica, pela ação direta de substâncias conhecidas como neurotransmissores, dentre os quais podemos citar:

I. Adrenalina

II. Noradrenalina

III. Acetilcolina

IV. Ácido Gama Amino Butírico

V. Serotonina

Está CORRETO o que se diz em:

3Questão 386419. Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando os mecanismos de desenvolvimento das doenças e suas características morfológicas, julgue os itens de 52 a 56.

Vasodilatação transitória, seguida de vasoconstrição e edema, resulta da produção de histamina e óxido nítrico nos tecidos acometidos por processos inflamatórios.

4Questão 384330. Biologia, Fisiologia Animal, Biólogo, SESA ES, CESPE, 2013

A diferenciação sexual do embrião humano ocorre em três etapas básicas: definição do sexo cromossômico, desenvolvimento de gônadas indiferenciadas e diferenciação das gônadas e genitália. A terceira etapa inicia-se com a diferenciação da gônada indiferenciada em testículo.

Com base no texto acima, assinale a opção que apresenta uma síntese da continuação da etapa três no sexo masculino.

5Questão 382077. Biologia, Fisiologia Animal, Biomédico, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE, Ensino Superior, 2009

Um indivíduo apresenta lesão hepática grave por uma infecção viral, a ponto de diminuir a capacidade funcional hepática e reduzir a capacidade de realizar neoglicogênese. Esse indivíduo foi submetido a dosagem de enzimas hepáticas, análise de lipídios e proteínas circulantes e a avaliações hormonais relacionadas ao metabolismo de carboidratos.

Considerando os aspectos metabólicos relacionados a esse quadro clínico e às técnicas aplicadas nas referidas dosagens, julgue os itens a seguir.

A dosagem de insulina por espectrofotometria é o método de escolha para o diagnóstico de diabetes melito no indivíduo citado no texto.

6Questão 380438. Biologia, Fisiologia Animal, Perito Policial, Polícia Civil ES, CESPE, Superior, 2006

A miastenia grave é uma doença crônica, caracterizada por fatigabilidade anormal de músculos estriados, podendo acometer grupos musculares isolados ou tornar-se generalizada. A causa da miastenia grave é um defeito auto-imune que permite a ligação de auto-anticorpos à cadeia alfa do receptor de acetilcolina, bloqueando a transmissão neuromuscular. Com respeito aos mecanismos de ação dos receptores de acetilcolina, julgue os itens subseqüentes.

A acetilcolina é responsável pela transmissão neuronal em todas as fibras autônomas pré-ganglionares, em todas as fibras pós-ganglionares do parassimpático e em algumas fibras simpáticas pós-ganglionares.

7Questão 378791. Biologia, Fisiologia Animal, Farmácia, SES CE, UECE, 2006

Marque a opção que NÃO é causa de hiponatremia.

8Questão 387005. Biologia, Fisiologia Animal, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Durante o processo inspiratório, ocorre:

9Questão 385774. Biologia, Fisiologia Animal, Bioquímico, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN, 2012

Assinale a causa de insuficiência renal aguda que pode ser classificada como pré-renal.

10Questão 381212. Biologia, Fisiologia Animal, Biólogo, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE, 2006

O estômago humano é um importante órgão no processo digestivo humano. Como exemplo de enzima e hormônio produzido por este, podemos citar respectivamente: