Questões de Concursos Fisiologia do Sistema Respiratório

Resolva Questões de Concursos Fisiologia do Sistema Respiratório Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 58128 - Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório - Nível Médio
  • No prontuário do paciente X está anotado que ele apresenta ortopneia; e no do paciente Y, respiração estertorosa. Essas terminologias respiratórias designam, respectivamente,
  • 2 - Questão 58144 - Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório - Nível Médio
  • Dentre os inúmeros benefícios à saúde, o exercício físico também pode ser utilizado como recurso para promover remoção de secreções e higiene brônquica. Dentre os efeitos do exercício físico, NÃO auxilia na higiene brônquica o aumento
  • 4 - Questão 58125 - Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório - Nível Médio
  • Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismocelular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
    II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
    III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
    IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
    V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.
  • 6 - Questão 58126 - Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório - Nível Médio
  • Paciente admitido na Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico de pneumonia. A gasometria arterial coletada em ar ambiente revelou: pH 7,31; PaCO2 55mmHg; PaO2 53mmHg; HCO3 24mEq/l; BE 0; Saturação de O2 88%. Qual é o distúrbio acidobásico apresentado pela paciente?