Questões de Fisiologia do Sistema Respiratório Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Fisiologia do Sistema Respiratório com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 58142. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

Qual destas patologias cursa com aumento da elastância pulmonar?

2Questão 58125. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismocelular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.

3Questão 58129. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

Para que a respiração ocorra, é necessário o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e cardiovascular. O sistema respiratório é composto por estruturas envolvidas na ventilação e na troca gasosa. Sobre essas estruturas, analise as sentenças a seguir.

I. Os alvéolos são estruturas onde acontece a troca gasosa, em que o oxigênio e o dióxido de carbono são transferidos entre o ar e o sangue.
II. A faringe é considerada como uma estrutura de função dupla, servindo tanto como passagem do ar, quanto como de alimentos e líquidos.
III. O surfactante alveolar, produzido pelas células alveolares do tipo II, tem como principal função impedir o colapso dos alvéolos.
IV. As paredes alveolares são compostas por uma camada espessa de músculo liso, o que garante a contração dessas estruturas para facilitar a troca gasosa.
V. Os capilares pulmonares são considerados vasos de baixo fluxo e alta pressão, o que possibilita maior taxa de troca gasosa.

Estão corretas apenas as afirmações

4Questão 58143. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

Em um paciente respirando sob ventilação mecânica, qual a principal repercussão hemodinâmica do aumento da PEEP?

5Questão 58136. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

Comparando as circulações sistêmica e pulmonar, é correto afirmar que a

6Questão 58130. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

A respiração é a troca de gases entre o organismo e o meio ambiente. A respiração de Kussmaul caracteriza-se por:

7Questão 58145. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

O EPAP é um recurso prático e de baixo custo utilizado para expansão pulmonar. Qual efeito fisiológico propiciado pelo EPAP é responsável pela expansão pulmonar?

8Questão 58138. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

Para que haja entrada de ar nos pulmões deve haver aumento na diferença entre a pressão alveolar e a pressão intrapleural, alterando a seguinte variável:

9Questão 58132. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

As proteínas se aderem à superfície dos oxigenadores e circuitos logo após o início da perfusão. A proteína que inicia o processo de aderir aos circuitos denomina-se

10Questão 58133. Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório, Ensino Médio

A passagem de oxigênio do gás instalado no oxigenador para o sangue, através da membrana microporosa dos oxigenadores depende