← Início

Questões de Concursos - Fisiologia Humana - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Fisiologia Humana - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Por eletroforese são separadas do plasma as frações albumina, globulina alfa-1, globulina alfa-2, globulina beta, globulina gama e fibrinogênio. No que concerne a estas proteínas, assinale a alternativa incorreta:

O hormônio produzido nos rins e que atua na medula óssea na biossíntese da hemoglobina:

A respeito dos cânceres de mama, de pulmão, colorretal e de estômago, julgue os itens que se seguem. Quando há suspeita de lesão visceral no estômago, deve-se solicitar os exames sanguíneos de marcadores tumorais porque são de grande utilidade para o diagnóstico.

Julgue os itens seguintes, a respeito de reação adversa medicamentosa, efeito adverso e fisiologia.

A via eferente de um arco reflexo autonômico simpático é constituída por uma fibra pré-ganglionar, um receptor colinérgico nicotínico com liberação de acetilcolina na sinapse ganglionar, uma fibra pós-ganglionar, um receptor adrenérgico com liberação de catecolaminas na sinapse neuroefetora e uma célula efetora, que pode ser músculo liso, glândula ou miocárdia.

Paciente, sexo feminino, 40 anos, que faz uso frequente e excessivo de diuréticos a cinco anos, foi diagnosticada com quadro de alcalose metabólica. Nesse caso, podese observar qual das seguintes alterações gasométricas?
Com relação às vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, julgue os itens que se seguem. A absorção da vitamina C ocorre no intestino delgado e depende da presença de sais biliares; afecções no pâncreas e fígado podem reduzir a sua absorção.

Em determinada unidade básica do Sistema Único de Saúde, uma mulher de 32 anos de idade procurou o médico com queixa de sono, fadiga excessiva e ganho de peso. Foram solicitados diversos exames laboratoriais, e a principal suspeita do médico era de hipotireoidismo.

Considerando esse caso clínico, a respeito da glândula tireoide e das doenças relacionadas ao respectivo metabolismo, julgue os itens a seguir.

O hormônio tireotrófico (TSH) hipofisário é o principal modulador da função tireoidiana.
Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), correspondente ao conjunto de patologias respiratórias crônicas caracterizadas pela diminuição progressiva e, fundamentalmente, não reversível do fluxo aéreo, julgue os itens a seguir. Tosse produtiva geralmente pelas manhãs e com hipersecreção de muco é um sintoma característico da DPOC.
Quanto ao papel das vitaminas no metabolismo humano, julgue os próximos itens. O escorbuto, o raquitismo e a xeroftalmia são doenças provocadas pela carência de vitamina C, vitamina D e vitamina B1, respectivamente.
Julgue os itens a seguir, acerca de leucemia, linfoma e mieloma. Entre as leucemias agudas, a mielomonocítica é a forma mais simples; ela pode ser tratada com quimioterápicos de diversas classes, incluindo a ciclofosfamida.