Questões de Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio para Concursos

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  • 1 - Questão 57619.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio - CESPE
  • Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

    Dados os princípios norteadores da educação profissional técnica de nível médio, o projeto político-pedagógico estruturado deve-se estruturar a partir dos conhecimentos técnicos necessários à formação profissional.
  • 3 - Questão 57622.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Alguns especialistas afirmam que, no tocante da política educacional brasileira, a educação profissional, também, nunca perdeu duas de suas marcas originais: a característica economicista, que a vincula muito fortemente à dinâmica do mercado de trabalho e a aponta como meio de preparar as pessoas para esse mercado, e a característica da dualidade, que a situa como a educação destinada à classe trabalhadora e aos filhos da classe trabalhadora. Tudo isso leva a sociedade acreditar que todo esse ideário se modifica ao longo da história da educação profissional e é como esses aspectos vão se transformando à luz do modelo de acumulação do capital e as formas como eles se configuram nos países capitalistas dependentes, como é o caso do Brasil. Portanto, dentre os princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, observa-se que alguns princípios norteiam a estruturação dos cursos técnicos de nível médio, que são orientadas pela concepção de eixo tecnológico, e isso implica considerar que:

    I. a matriz tecnológica, contemplando a observação direta extensiva, métodos indutivos, hipotético-dedutivo e dialético relativos aos cursos.
    II. o núcleo politécnico comum correspondente a cada eixo tecnológico em que se situa o curso, que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização do mesmo no sistema de produção social.
    III. os conhecimentos e as habilidades nas áreas estruturalista, monográfica, funcionalista, experimentação e o programa ciências sem fronteiras, os quais estão vinculados à Educação profissional técnica de nível médio.
    IV. a pertinência, a coerência, a coesão e a consistência de conteúdos, articulados do ponto de vista do trabalho assumido como princípio educativo, contemplando as necessárias bases conceituais e metodológicas.
    V. a atualização permanente dos programas de formação de professores, estruturados na pedagogia libertadora, com base no materialismo histórico e dialético, pedagogia tecnicista e outras formas dialéticas.

    Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
  • 4 - Questão 57630.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Segundo os resultados observados por Dore (2014), em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais do estudante e institucionais da escola. A exemplo do exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que se refere aos fatores individuais.

    I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho;
    II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras;
    III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico;
    IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional;
    V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.
  • 5 - Questão 57627.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

    ( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.
    ( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.
    ( ) Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.
    ( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.
    ( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  • 6 - Questão 57621.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Na própria Resolução Nº 06/2012, a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dentre os critérios para o planejamento e a organização dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, estabelecido no Art. 18, qual dos itens abaixo está INCORRETO?
  • 8 - Questão 57626.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Segundo a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu art. 14, prevê que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

    I – Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.
    II – Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.
    III – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, visando exclusivamente o prosseguimento de estudos no ensino superior.
    IV – Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.
    V – Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática.

    Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
  • 9 - Questão 57624.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • De acordo com a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu Art. 7º, estabelece que a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. Nesse sentido, associe os itens com as descrições abaixo, de acordo com as formas estabelecidas no artigo:

    I – Articulada/Integrada
    II – Articulada/Concomitante
    III – Articulada/Concomitante na forma integrada
    IV – Subsequente

    ( ) Desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
    ( ) Uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado.
    ( ) Ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
    ( ) Ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:
  • 10 - Questão 57611.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio - CESPE
  • O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo  do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que  expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades  e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de  estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de  Estado  que  favorece  o  planejamento  de  ações  diante  das  demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue  o item.

    O  PDE  visa  a  aumentar  a  matrícula  da  educação  profissional por meio da educação profissional integrada  ao ensino médio.