Questões de Concursos - Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A avaliação da aprendizagem na educação infantil deve ter como objetivo principal favorecer o desenvolvimento da criança e a ampliação de seus conhecimentos de mundo. Portanto, o professor precisa

( ) organizar a enturmação das crianças por níveis de aprendizagem de forma a favorecer que todos aprendam no mesmo ritmo.
( ) diagnosticar e acompanhar o nível de desenvolvimento cognitivo em que as crianças se encontram, no sentido de propiciar atividades significativas.
( ) utilizar instrumentos que permitam a análise e a condução do processo pedagógico.
( ) propor intervenções adequadas que favoreçam a aprendizagem das crianças.
( ) transformar os registros de avaliação das crianças em notas, com vistas à aprovação para a etapa seguinte.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
A partir da afirmativa “Na escola, [...] [o] envolvimento da criança nos exige ações pedagógicas intencionais e conscientes, que provoquem situações nas quais ela possa se envolver ativamente, aprender e se desenvolver”, argumenta-se que:
Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Nas atividades de dinâmica de grupo, o planejamento deverá prever um ambiente propício à participação e à interação efetiva entre os participantes.
Considerando que as teorias da aprendizagem dão sustentação para a organização da teoria e da prática do ensino, devemos observar:

l- A dimensão de indeterminação, que pode condicionar a aprendizagem.
II - As peculiaridades do contexto da instituição escolar como fatores intervenientes.
III - Princípios explicativos, a partir da simplificação das situações reais.
IV - A complexidade dos fenômenos e processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Estão corretas as afirmativas:
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue o item que se segue.

A educação, no cenário atual, congrega aspectos formais, não formais e informais, mas, a depender da concepção do profissional, as práticas contempladas em projetos sociais tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente, não concretizando sua função principal.
A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Dois aspectos sociais estão implícitos no ato educativo: a incorporação de costumes sociais e a ruptura para a criação de novos hábitos.
Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento participativo.

O processo de planejamento participativo implica dimensionar a política que orienta o projeto político social do ser humano e da sociedade, de forma que apresente conotação de emancipação e empoderamento.
O atendimento às crianças tem variado no tempo e está associado aos modelos de sociedade vigente. Sobre as concepções em relação ao atendimento da criança, analise as afirmativas e marque a INCORRETA.
Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue o item que se segue.

Uma das funções da escola é auxiliar na promoção do desenvolvimento global da personalidade do educando.
A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.

Ao criar os projetos, os professores devem ter como foco principal o impacto das ações desses projetos sobre a realidade da comunidade.