Questões de Fundamentos da Educação para Concursos

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  • Questão 4441.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
  • Questão 4440.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • Sobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 5114.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor - SEED PR - UFPR - 2007
  • Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

    1. Deve ser elaborado coletivamente.
    2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
    3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
    4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

    São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
  • Questão 4438.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm por objetivo dar apoio à execução do trabalho do professor, constituindo-se num referencial da qualidade da educação. Sobre esse importante instrumento, assinale a alternativa INCORRETA:
  • Questão 5117.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor - SEED PR - UFPR - 2007
  • A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem:
  • Questão 5118.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor - SEED PR - UFPR - 2007
  • A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é:
  • Questão 4439.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 5113.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor - SEED PR - UFPR - 2007
  • Assinale cada afirmativa com V (verdadeira) ou F (falsa).

    ( ) Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, propunha uma concepção pedagógica que articulasse conhecimento e formação política.
    ( ) A Lei 10639/03 alterou a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da disciplina: “Movimento dos Sem-Terra no Brasil”.
    ( ) A concepção pedagógica denominada Escola Nova foi a expressão educacional do período da ditadura militar no Brasil.
    ( ) A gestão democrática busca garantir aos diretores escolares a centralização das decisões.

    Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo.
  • Questão 4446.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo, EXCETO.
  • Questão 4445.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
    qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

    Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
    qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
    potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
    II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
    III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
    IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

    Está(ão) CORRETA( S ):