Questões de Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem para Concursos

Resolva Questões de Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 22411.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - BRB - CESPE - 2010
  • No que se refere aos cuidados com a higiene pessoal realizada pelos pacientes, ou pelos profissionais de enfermagem quando existe algum impedimento, julgue os itens seguintes.

    Durante a realização do procedimento de banho no leito, o profissional deve fazer massagem para ativar a circulação e proporcionar conforto ao paciente; além de exercícios ativos e passivos após avaliar as condições do paciente e a prescrição médica.
  • 2 - Questão 34499.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Para o cuidado de enfermagem de qualidade, o técnico de enfermagem deve conhecer os valores de normalidade dos sinais vitais para que possa referir o aumento ou a queda dos mesmos para o enfermeiro ou médico. Assinale a alternativa correta.
  • 4 - Questão 34500.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Na coleta de sangue venoso periférico é muito importante a orientação sobre os cuidados básicos com o paciente após a coleta, essa orientação, na maioria das vezes, deve ser dada pelo coletor que normalmente é o técnico de enfermagem. Assinale a alternativa incorreta.
  • 5 - Questão 34501.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Os Cateteres Venosos Centrais (CVCs) fazem parte da rotina de trabalho do técnico de enfermagem, esse deve manter sua permeabilidade e realizar o curativo de forma correta para que o cateter se mantenha livre de infecções. Leia as afirmativas a seguir.

    I. O técnico de enfermagem poderá utilizar gaze ou curativo estéril transparente semipermeável para cobrir o sítio de inserção dos cateteres de acordo com a rotina estabelecida na unidade.
    II. O técnico de enfermagem deverá sempre trocar o curativo na presença de sujidade.
    III. Após a limpeza da pele, proceder à desinfecção com os anti-sépticos estabelecidos na rotina da unidade a cada troca de curativo.

    Assinale a alternativa correta.
  • 7 - Questão 23543.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - CEP 28 - IBFC - 2015
  • A venóclise é a administração de grande quantidade de líquido numa determinada veia. Porém, existem alguns fatores que alteram o gotejamento do soro. Analise os fatores abaixo e assinale (A) se pode alterar o gotejamento do soro, ou (N) se não pode alterar o gotejamento do soro. A seguir assinale, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

    ( ) Posição do paciente.
    ( ) Posição do frasco de soro.
    ( ) Solução usada na venóclise.
  • 8 - Questão 23544.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - CEP 28 - IBFC - 2015
  • A temperatura corporal é proveniente do calor produzido pela atividade metabólica. Vários processos físicos e químicos promovem a produção ou perda de calor, mantendo nosso organismo com temperatura mais ou menos constante, independente das variações do meio externo. As alterações de temperatura podem levar o paciente a ter hipotermia ou hipertermia. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: