Questões de Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem para Concursos

Resolva Questões de Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 23542.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - CEP 28 - IBFC - 2015
  • Enema é a instilação de uma solução dentro do reto e do cólon sigmóide, tem como objetivo promover a defecação pela estimulação da peristalse, devido a entrada do líquido instilado que fraciona a massa fecal, distende a parede do reto e inicia o processo de defecação. É indicado para alívio temporário da constipação, remoção de fezes compactadas, exames diagnósticos/ cirurgias. Existem 2 tipos de enemas, o clister ou emoliente e o de limpeza ou enteroclisma.

    Assinale a alternativa correta:
  • Questão 23544.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - CEP 28 - IBFC - 2015
  • A temperatura corporal é proveniente do calor produzido pela atividade metabólica. Vários processos físicos e químicos promovem a produção ou perda de calor, mantendo nosso organismo com temperatura mais ou menos constante, independente das variações do meio externo. As alterações de temperatura podem levar o paciente a ter hipotermia ou hipertermia. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
  • Questão 34500.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Na coleta de sangue venoso periférico é muito importante a orientação sobre os cuidados básicos com o paciente após a coleta, essa orientação, na maioria das vezes, deve ser dada pelo coletor que normalmente é o técnico de enfermagem. Assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 34501.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Os Cateteres Venosos Centrais (CVCs) fazem parte da rotina de trabalho do técnico de enfermagem, esse deve manter sua permeabilidade e realizar o curativo de forma correta para que o cateter se mantenha livre de infecções. Leia as afirmativas a seguir.

    I. O técnico de enfermagem poderá utilizar gaze ou curativo estéril transparente semipermeável para cobrir o sítio de inserção dos cateteres de acordo com a rotina estabelecida na unidade.
    II. O técnico de enfermagem deverá sempre trocar o curativo na presença de sujidade.
    III. Após a limpeza da pele, proceder à desinfecção com os anti-sépticos estabelecidos na rotina da unidade a cada troca de curativo.

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 34499.   Enfermagem - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Para o cuidado de enfermagem de qualidade, o técnico de enfermagem deve conhecer os valores de normalidade dos sinais vitais para que possa referir o aumento ou a queda dos mesmos para o enfermeiro ou médico. Assinale a alternativa correta.