Questões de Genética Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Genética com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 384458. Biologia, Genética, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC, 2016

Na reprodução das plantas, o mecanismo que garante maior diversidade genética é a

2Questão 378837. Biologia, Genética, Professor, SEDUC AM, CESPE, 2008

Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O aparecimento da cor verde na geração F2 produzida por Mendel implica o cruzamento de indivíduos heterozigotos da geração F1.

3Questão 380571. Biologia, Genética, Professor, SEDUC PA, FADESP, 2008

A seqüência de bases de um segmento da molécula de DNA é GCTTACATGGAGCATTA. A seqüência de bases do segmento correspondente de uma cadeia complementar será

4Questão 385860. Biologia, Genética, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC, 2016

A distrofia muscular de Duchenne é uma doença degenerativa determinada por um alelo recessivo ligado ao sexo. Uma mulher normal, cujo dois irmãos tiveram a doença, está preocupada com a possibilidade de vir a ter uma criança afetada. Na família de seu marido não há nenhum caso da doença. A probabilidade do casal ter um menino com distrofia muscular é

5Questão 385506. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos a algoritmos e bancos de dados aplicados à bioinformática. GEnpept é um banco de dados de traduções automáticas das regiões repetitivas das sequências de nucleotídeos do GenBank.

6Questão 379815. Biologia, Genética, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação à estrutura dos ácidos nucléicos e aos conceitos básicos de genética molecular e engenharia genética, julgue os itens a seguir.

A microinjeção de DNA em pronúcleo e a lipofecção são duas técnicas utilizadas para a produção de animais transgênicos de interesse zootécnico.

7Questão 380859. Biologia, Genética

A herança ligada ao sexo é aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas têm duas dessas regiões. Já os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois são XY), têm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem irá se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que impeça a sua expressão. O daltonismo é a incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho. Marque a alternativa que indica o genótipo da mulher daltônica.

8Questão 386990. Biologia, Genética, Perito Criminal, PCDF DF, IADES, 2016

O uso dos marcadores moleculares Single Nucleotide Polymorphisms (SNPs) em detrimento dos Short Tandem Repeat (STRs) autossômicos na identificação do autor de determinado crime ocorre

9Questão 383340. Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As alterações cromossômicas estruturais são o resultado de quebras que interrompem a descontinuidade de um ou mais cromossomos. Alguns pontos são mais susceptíveis a quebras e dão origem a rearranjos cromossômicos ditos recorrentes. Com relação à descrição cariotípica dos rearranjos cromossômicos estruturais e com base no ISCN (International System for Human Cytogenetic Nomenclature) 2009, julgue os itens de 76 a 80.

46,XX,ins(2)(p13q21q31) se refere a um cariótipo feminino, sendo que o segmento 2p13 foi inserido entre os segmentos 2q21 e 2q31.

10Questão 382367. Biologia, Genética, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE, 2009

As leis de Mendel evidenciaram caracteres altamente diferenciados que são denominados genes. Com respeito a essas leis, julgue os itens que se seguem.

As células humanas são formadas pela fertilização do óvulo pelo espermatozoide que origina uma célula diploide denominada zigoto. A diploidia consiste na organização de 23 pares de cromossomos homólogos, que se tornam visíveis na divisão celular.