← Início

Questões de Concursos - Geografia Física - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Geografia Física - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Considerada como a unidade de estudo e gestão de recursos hídricos, a bacia hidrográfica abrange uma área de drenagem delimitada. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A forma da bacia hidrográfica determina o tempo de concentração de água em seu interior, a partir da ocorrência de uma precipitação. Quanto mais alongada for a bacia, maior é o tempo de concentração e maior a propensão a enchentes.

No que diz respeito ao conceito e à natureza do solo, assinale a alternativa INCORRETA.

Acerca do levantamento topobatimétrico, julgue os itens que se seguem.

A morfologia dos reservatórios é obtida a partir de levantamentos batimétricos na sua área molhada e por levantamentos geodésicos ou aeroespaciais na sua área seca, devendo-se empregar o mesmo referencial altimétrico para ambos os levantamentos.

Os grandes projetos de irrigação podem trazer prosperidade a uma área, porém o consequente uso intensivo das terras e água pode também criar situações indesejáveis. Entre essas situações tem-se a alteração e degradação da qualidade da água como resultado de seu uso intensivo - uso e reuso - dentro de sua bacia hidrológica. A drenagem agrícola pode constituir ameaça especialmente para as regiões situadas à jusante desses projetos.

Em relação a grandes projetos de irrigação , assinale a alternativa INCORRETA.

As mais importantes formas de energia encontradas na Terra, com exceção da energia nuclear, têm sua origem na energia solar. A compreensão dos processos de como a Terra recebe, absorve e circula essa energia é de fundamental importância para a manutenção da vida e, particularmente, para a manutenção de formas modernas de existência humana, que fazem uso intensivo dessa energia.

Tendo como referência inicial essas informações e considerando os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.

Se não existisse o efeito estufa, a temperatura média da Terra seria ainda maior do que é atualmente.

A respeito da derivação de água para uso consuntivo no mundo, entre os continentes e entre os setores produtivos da economia, afirma-se que o(a)

?[Essa bacia] abrange quase inteiramente os estados do Piauí e Maranhão e partes adjacentes de Goiás e Ceará. Tem forma aproximadamente oval, estando separada [de outras duas bacias localizadas ao norte do país], por estruturas tectônicas. A bacia é interrompida no contato com as fossas tectônicas do Marajó, São Luís e Barreirinhas por arcos ou altos estruturais. (PETRI, S.; FÚLFARO, V. J. Geologia do Brasil. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 1983. p. 17).

O trecho acima retrata a bacia do:

Nas propostas para os oceanos apresentadas na Rio+20, o primeiro item refere-se à necessidade de se implementar ações urgentes para adaptar ou mitigar a acidificação dos oceanos. Com relação às águas marinhas e ao ciclo do carbono nos oceanos, julgue os itens seguintes.

A acidificação oceânica prejudica o plâncton no processo de fixação de carbonato de cálcio em suas conchas e estruturas esqueletais.

A maioria das atividades de mapeamento temático requer a integração e a geração de dados georreferenciados. O georreferenciamento de mapas e imagens envolve uma série de procedimentos, como conversão de projeção e obtenção de dados GPS. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, o referencial geodésico (sistema geocêntrico de referência) oficial do Brasil é o córrego Alegre.

Acerca do levantamento topobatimétrico, julgue os itens que se seguem.

O levantamento do contorno de reservatórios utiliza como dado primário, as informações obtidas de levantamentos topográficos, laser ou aerofotogramétricos.